Empresas que fazem a diferença têm um ponto em comum: elas criam e mantêm vínculo afetivo com seus consumidores. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, 95% das pessoas, ao fazer compras, ignoram a razão e levam em consideração a ligação emocional que têm com determinado produto. A lealdade vai além do racional.
O panorama acima ilustra, com perfeição, a trajetória da Docile. A empresa celebra 30 anos de atuação em setembro e tem como um dos pontos fortes a ligação com as pessoas – sejam elas clientes, amigos ou colaboradores. Tudo isso alinhado a um propósito que retrata o espírito de quem compartilha a trajetória da Docile: “Ser doce para criar um mundo mais doce”.
Fundada em 1991, na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, a marca 100% brasileira construiu um portfólio com mais de 250 guloseimas, que hoje são distribuídos não apenas no Brasil, mas em diversos países. Além de balas de goma e gelatina, pastilhas, regaliz, chicles e marshmallows, a empresa tem muita tradição e história para contar.
Tudo começou há 85 anos, quando Natalício Heineck iniciou uma produção caseira de guloseimas e deixou toda sua experiência para os filhos Nestor e Paulo. Depois de evoluções na experiência da família em produzir doces, a Docile nasceu em 1991.
Quem administra a empresa hoje são os irmãos Alexandre, Fernando e Ricardo, filhos de Seu Nestor. Dessa maneira, a empresa segue atuando em um modelo familiar com jeito simples de ser, valorizando as pessoas envolvidas na produção e os consumidores em meio a um clima de muita cordialidade, de modo a manter vivo esse legado.
– Eu não lembro quando nasci, mas deve ter sido em cima de um saco de açúcar. Eu coloquei o dedo ali, levei a boca e fiquei contagiado. Depois, passei esse apreço pelo doce para os meus filhos e eles estão transmitindo para os meus netos – conta Seu Nestor, atualmente conselheiro da Docile.
– Nestes 30 anos de doçuras, a harmonia nos processos e na liderança da Docile se dá a partir do que víamos em nosso pai e no irmão dele. O que importa para nós é a persistência em garantir que o negócio vá para frente. É isso que nos move – comenta Fernando Heineck, diretor e conselheiro da Docile.
Planos para o futuro
A Docile é um negócio familiar do Sul do Brasil, mas que atende a todo o mercado nacional. Graças à qualidade desenvolvida em seus 30 anos de história, a empresa também exporta seus produtos para mais de 50 países.
– A gente não imaginava nem nos melhores sonhos que teríamos uma Docile assim, mas somos uma família que gosta do que faz e nos cercamos de bons profissionais com visões diferentes. Isso é importante: nós estamos de passagem e o negócio tem de continuar – destaca Alexandre Heineck, conselheiro e diretor da Docile.
Mais do que celebrar o passado inspirador e um presente cheio de novidades, agora a Docile dá o pontapé para construir seu futuro. E o melhor de tudo é que ele é visto com muito otimismo.
– Sempre trabalhamos de forma inovadora e vamos continuar assim. Nossa ideia agora é partir em busca de um maior reconhecimento do mercado nacional – aponta Ricardo Heineck, conselheiro e diretor da empresa.
Amparado pelos pilares da inovação, credibilidade e qualidade, o objetivo da Docile é promover alegria às pessoas que veem no doce uma fonte de prazer e confraternização. A marca visa continuar aberta e atualizada para levar doçura e sorrisos para cada vez mais consumidores no Brasil e no mundo.