Uma das formas de valorizar o alimento que chega à mesa no nosso dia a dia é conhecer a origem e a produção dele, desde as etapas do plantio. Foi pensando nisso que lançamos a websérie Da Terra à Mesa, realizada por meio de parceria entre Syngenta e Destemperados.
A série de três episódios percorreu pequenas cidades do Rio Grande do Sul em busca de história de produtores rurais que cultivam os mais diversos alimentos. São eles os verdadeiros protagonistas da gastronomia no Brasil e os responsáveis pelo tratamento adequado dos ingredientes que integram as nossas receitas.
Depois de explorar Agudo, cidade localizada na região central do Estado, e conhecer mais sobre o arroz, um dos cereais mais queridinhos do país, Diogo e Lela partiram para Flores da Cunha, mais precisamente, para o Distrito de Mato Perso.
A dupla foi recebida por Gustavo Giacomin, produtor de uva da região e apaixonado pelo que faz. Ele contou que, há mais de 60 anos, a história começou com o seu pai, e garantiu:
- Não me imagino fazendo outra coisa. Quando temos raiz, é difícil trocar de ramo.
Durante a visita, Gustavo apresentou um pouco do processo de plantio até o momento da colheita, que pode durar cerca de dois anos.
Ele explicou que diferenças de fatores climáticos ao longo do caminho vão guiando o produtor em busca de uma excelente safra. Por isso, seguir com o tratamento correto sempre que preciso, fazendo uso de defensivos adequados, garante que a produção siga gerando frutos.
Afinal de contas, o objetivo é sempre o mesmo: alcançar a qualidade do produto final.
Produção da uva
A uva é utilizada para produzir diversos alimentos, como sumo, geleias, vinhos e passas, além do consumo in natura. Não à toa, é uma das frutas mais exportadas e também uma das mais importadas pelo Brasil.
A uva do vinho
O cultivo da uva para a produção de vinho é uma das atividades mais antigas da civilização. Registros indicam que durante o período neolítico, na região do Egito e da Ásia Menor, já se cultivavam videiras e produziam-se vinhos.
O Rio Grande do Sul
De acordo com o último balanço realizado em 2018 pela Embrapa, o Rio Grande do Sul representa 62% da área vitícola nacional e 85% quando falamos em região sul.
Desenvolvimento do setor
A produção de uva é uma importante fonte de renda para pequenas propriedades em algumas regiões do Brasil, como é o caso de Gustavo Giacomin, o personagem do segundo epiósio da websérie. Nos últimos anos, ocorreram importantes avanços no setor, como a adoção de novas tecnologias, práticas e processos sustentáveis e conscientes.
Assista ao primeiro e ao segundo vídeo e também acompanhe na íntegra tudo o que está rolando no Foodcast – o podcast exclusivo da plataforma Destemperados!
Conheça mais sobre o propósito da Syngenta de atuar em prol da agricultura sustentável ao redor do mundo. Clique aqui!