O local onde se vende a bebida milenar não tem relação nenhuma com a qualidade do produto. Para o dia a dia, ou para aquele churrasco de última hora, nada melhor do que ir em apenas um lugar e comprar tudo. Nos supermercados, há produtos com ótimo custo-benefício que resolvem essas correrias inesperadas.
Podemos, sim, encontrar ótimos vinhos nas prateleiras dos mercados. E fique tranquilo, vinho bom não é necessariamente um vinho caro. Para facilitar a hora da escolha, compartilhamos dicas importantes para você não errar na compra dos vinhos.
LEIA O RÓTULO
Pode até parecer bobagem, mas ler o rótulo do vinho facilita muito o momento da escolha. Nome da vinícola, tipo de uva, ano da safra e região produtora são algumas informações descritas na garrafa.
Nome do vinho
Geralmente, é o primeiro e maior nome que você encontra no rótulo. Para o produtor, serve para distinguir um vinho do outro. Para o consumidor, serve como identificação da bebida.
Variedade da uva
É a uva que define características importantes da bebida, como aroma e sabor. Saber se o vinho foi elaborado com chardonnay, cabernet sauvignon, merlot, pinot noir ou até uma com combinação de variedades é um ótimo filtro na hora da escolha.
Safra
Refere-se ao ano em que as uvas que originaram o vinho foram colhidas. Com essa informação, você sabe a idade da bebida. Há rótulos para consumo rápido, chamados de jovens, e especiais para guarda, que são aqueles complexos e elaborados - mais facilmente encontrados em lojas especializadas do que em supermercados.
Produtor
É uma das informações mais importantes do rótulo. Conhecer as vinícolas produtoras pode ajudar muito na hora de escolher a sua bebida. São elas as responsáveis pela qualidade e personalidade do produto final. Ah, vale ressaltar que há excelentes rótulos brasileiros nos supermercados. Você não precisa focar em produtos importados.
Região de origem
A região produtora determina o terroir. E é ele que imprime importantes características aos vinhos. Questões de solo, clima, relevo influenciam no produto final. Quanto mais específica é a origem, mas fácil fica a identificação da bebida. Vale um adendo aos vinhos que possuem certificações como Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP), são importantes reconhecimentos de regiões vitivinícolas.
ENCONTRE NA PRATELEIRA
Como uma estratégia de marketing, os supermercados utilizam uma lógica na hora de distribuir os produtos nas prateleiras.
Normalmente, na altura dos olhos do consumidor, com fácil acesso, ficam dispostos os rótulos mais populares e conhecidos, os chamados comerciais. É também nesta altura que você encontrará as promoções do dia. Agora, se a ideia é descobrir vinhos mais baratos e menos conhecidos, é no andar mais baixo das prateleiras que você deve procurar. Mas não se preocupe, isso não quer dizer que a bebida tenha menos qualidade.
Por fim, nos andares mais altos costumam ficar os rótulos caros e complexos, aqueles que têm um público nichado, conhecedor da bebida.
Abaixo, compartilhamos algumas opções de vinhos e de espumantes que você encontra nos supermercados. Há opções para todos os bolsos e gostos.
- Espumante Salton Prosecco
- Espumante Garibaldi Pinot Noir
- Vinho Tinto Nieto Senetiner Malbec DOC
- Vinho Branco Marques de Casa Concha
- Vinho Rosé Garzón Pinot Noir
Vale ir com calma ao supermercado e andar por todas as prateleiras. Temos certeza de que você encontrará belezuras por lá.