Poucas pessoas resistem ao cheirinho de café. Seja ele coado, espresso, com ou sem açúcar, mais elaborado, com chocolate, com canela e até com whisky: o café é paixão mundial e ganhou dois dias só para ele - 14 de abril, considerado o Dia Mundial, e 24 de maio, a data nacional.
Para celebrar a data com quem também não nega um bom cafezinho, chamamos o barista Felipe de Souza, da Andorra Máquinas de Café, para responder as dúvidas mais comuns e ensinar a preparar a bebida perfeita em casa.
O café coado é mais saboroso do que o espresso
MITO! Souza explica que no coador os óleos essenciais do café deslizam pelo filtro, proporcionando uma bebida suave. Enquanto que o espresso é preparado por meio de uma técnica de pressão do pó no filtro. Isso faz com que as características do grão sejam extraídas ao máximo, o que resulta em um café encorpado, acentuando o sabor.
A temperatura da água interfere no sabor do café
VERDADE! Tão importante quanto a temperatura é a qualidade da água. O recomendado é utilizar água filtrada e aquecida por volta dos 94 graus (pouco antes da fervura).
Não tem diferença entre utilizar filtro de papel ou de pano
MITO! Segundo Souza, o filtro de pano mantém as características originais da bebida e por isso é mais indicado. Como é reutilizável, é fundamental remover todos os resíduos e armazenar bem, para não prejudicar o sabor das próximas extrações.
É necessário escaldar o filtro de papel antes de colocar o café
VERDADE! Entre os baristas, é consenso a necessidade de escaldar o filtro e descartar a água antes de começar a passar o café. Os processos químicos pelos quais o papel passa deixam resíduos, que não só prejudicam o gosto da bebida, como fazem mal à saúde.
É melhor comprar café em grãos do que torrado
VERDADE! Comprando em grãos, é possível ter certeza de que ali só tem café. Diferentemente de quando é moído, que pode conter até 20% de outras substâncias oriundas dos processos de produção. No entanto, pelo alto valor dos moedores, Souza indica comprar o pó torrado em cafeterias ou lojas especializadas. Assim, além de ajudar pequenos empreendedores, é garantido um café moído artesanalmente e há pouco tempo. Ele ainda afirma que o melhor café é o que foi torrado há dois dias, pois logo depois ele libera dióxido de carbono, então é ideal esperar esse prazo. Não é indicado comprar um café que tenha sido torrado há mais de seis meses, pois ele já perdeu significativamente a qualidade. Diferente do vinho, quanto mais novo foi o café, melhor.
Quanto melhor a qualidade do grão, mais forte o café é
MITO! A informação no rótulo de que o café é suave ou forte não tem relação direta com a qualidade. O que acontece é que uma torra mais intensa pode disfarçar o gosto de um café de baixa qualidade.
Para um café perfeito, a caneca e a bebida devem estar na mesma temperatura
VERDADE! Em cafeterias, é comum ver as canecas sendo escaldadas. Isso porque no momento em que o café cai em um recipiente frio, ele já começa a perder qualidade. Escaldar a caneca é garantia de um café quente por mais tempo.
Açúcar e adoçante prejudicam a qualidade do café
VERDADE! Eles mascaram o verdadeiro sabor. Porém, quem está fazendo a transição de um café de mercado para um especial, de início, pode estranhar o sabor mais acentuado e a cor vermelho rubi. Nesse caso, Souza indica colocar uma colher de açúcar e depois ir reduzindo até se acostumar com o sabor natural.
Para um bom cappuccino, a gordura do leite é fundamental
VERDADE! O ponto forte dos cafés com leite é o creme que se forma no topo. A gordura é necessária para dar essa cremosidade e sabor aveludado, por isso o leite integral é o mais indicado.
5 dicas rápidas para o café perfeito:
- Aqueça água filtrada quase até ferver
- Escalde o filtro de papel e descarte a água
- Comece a passar o café colocando a água em movimentos circulares, de forma que molhe todo o pó
- Não mexa no pó durante o processo
- Escalde as canecas antes de servir
Gostou? Se fizer um café com essas dicas, posta no Instagram e marca @destemperados para a gente ver!