Não passo uma semana sem escutar: “Nati, qual vinho posso comprar no supermercado?” ou “vinho de supermercado é ruim?”. O local onde se vende a bebida milenar não tem relação nenhuma com a qualidade do produto. Para entrar nas redes varejistas, é preciso uma grande quantidade de garrafas, e quantidade versus qualidade, às vezes, não andam juntas. A questão é que alguns rótulos estão disponíveis tanto nas gôndolas quanto em lojas especializadas. Resumindo: podemos, sim, encontrar ótimos vinhos nas grandes redes de supermercados.
Evidentemente que excelentes rótulos e safras raras não estarão lá, mas também não é essa a intenção da loja. Da mesma maneira, nas enotecas, não encontraremos promoções de espumantes quando o objetivo for quantidade. A verdade é que há ocasião e lugar para tudo!
Hoje em dia, as redes varejistas estão investindo cada vez mais no setor, abrindo verdadeiras adegas em seus mercados, realizando importação própria e, em alguns casos, até mantendo um atendente especializado para auxiliar na compra dos clientes. Essas são estratégias que projetam um aumento nas vendas e na fidelização dos fregueses.
Para o dia a dia ou para aquele churrasco de última hora, nada melhor do que ir em apenas um lugar e comprar tudo. Facilidade na correria e agilidade para as jantinhas que surgem de repente com os amigos. Nos supermercados, há produtos com ótimo custobenefício que resolvem esses convites inesperados. Também há boas opções exclusivas que contribuem para desenvolver nosso paladar. Só podemos dizer se o vinho é bom ou não depois de bebê-lo. E para cada oportunidade existe o rótulo certo.
Abaixo, compartilhamos nossa seleção de vinhos e de espumantes que você encontra nos supermercados. Há opções para todos os bolsos e gostos.
***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!