Todo mundo sabe que os espumantes brasileiros estão em plena ascensão, certo? A qualidade da bebida produzida no Brasil é comprovada pelos inúmeros títulos que vem recebendo em premiações mundo afora. Por esse motivo, em parceria com a Vinhos e Vinhos, o Destemperados traz a sugestão de 11 rótulos nacionais brancos e rosés, divididos entre Charmat, mais refrescantes e frutados, e Champenoise, mais intensos e estruturados.
ROSÉS:
Charmat:
-Pericó Rosé Brut: produzido em Santa Catarina, parte de uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, cor rosa salmão e aromas finos e delicados de frutas vermelhas e de rosas. Ótima combinação para peixes e crustáceos;
-Monte Paschoal Brut Rosé: produzido na cidade de Farroupilha/RS, é elaborado exclusivamente com uvas Pinot Noir, o que traz um sabor encorpado. Tem cor rosé cereja e aroma de frutas silvestres como cassis e framboesas. Boa combinação para peixes e frutos do mar em geral, foi medalha de Ouro em 2015 na Grande Prova de Vinhos do Brasil e Bronze no London International Wine Challenge.
-Don Guerino Brut Rosé: produzido na cidade de Alto Feliz, na Serra Gaúcha, exclusivamente com uvas Malbec, resultando numa coloração cereja intensa. Tem sabor refrescante, além de peixes e frutos do mar, é ótimo com saladas e queijos leves.
-Domno Ponto Nero Rosé Brut: elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir no Vale dos Vinhedos/RS. Possui coloração vermelho cereja, aromas delicados e frutados, remetendo a morangos e framboesas e também especiarias doces, como canela e anis. Acompanha bem saladas e pratos frios, massas pouco condimentadas e sobremesas pouco doces, à base de frutas vermelhas.
Champenoise:
-Don Laurindo Brut Rosé: produzido em Garibaldi, no Vale dos Vinhedos, com uvas 100% Merlot, o que confere ao espumante uma coloração rosé de framboesa. Possui um aroma fino, intenso, frutado e floral.
-Almaunica Cuvée Prestige Brut Rosé: produzido em Bento Gonçalves/RS a partir de um corte de uvas Chardonnay, Pinot Noir e Malbec. Possui coloração rosa dourada elegante e brilho intenso. Perlage fino e delicado e aroma forte de morangos. Combinação perfeita para aperitivos leves.
BRANCOS:
Charmat:
-Rio Bravo Espumante Brut: poussui cor amarelo palha, tons esverdeados, aroma floral e de frutas tropicais e de coco. Boa pedida para acompanhar frutos do mar crus e grelhados.
-Santa Augusta Brut: produzido com um corte de uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay. Tem aroma de frutas brancas, abacaxi e maçã e é um bom acompanhamento para sushis e risotos.
-Don Eliseo Cave Brasil Brut: espumante 100% Chardonnay, com aromas florais e frescos que remetem a frutas. É agradável e refrescante.
Champenoise:
-Fausto de Pizzato Brut: possui cor amarelo claro e tons esverdeados. O aroma é de flores de frutas cítricas, frutas cristalizadas e pão. O sabor é frutado com bom corpo.
-Guatambu Angus Extra Brut: 100% Chardonnay produzido em Dom Pedrito, possui aroma que equilibra tanto frutas de polpa branca, como peras e ameixas brancas, como leveduras e pão torrado. O sabor é fresco, cremoso e volumoso.
Gostou das dicas? Vai fazer uma adega de brancos e rosés? Conta pra gente nos comentários! :)
Produzido por Destemperados para Vinhos e Vinhos.
destemperados
11 dicas certeiras de espumantes brancos e rosés
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project