Certas variedades de uvas garantem rótulos que combinam perfeitamente com o inverno. Entre elas, Cabernet Sauvignon, Tannat, Malbec, Carménère e Syrah podem dar origem a vinhos encorpados e alcoólicos, que vão bem com pratos mais pesados, os preferidos nos dias de frio. Selecionamos alguns rótulos que curtimos, tanto do Estado quanto de fora do país, e compartilhamos aqui nossas dicas.
ALMAÚNICA RESERVA SYRAH
De paladar encorpado, intenso e prolongado, este vinho do Vale dos Vinhedos é escuro e alcoólico, com aromas de especiarias e frutas negras maduras. Combina com carnes de caça, queijos fortes, cordeiro assado e massas com molhos estruturados.
DAL PIZZOL TANNAT
Este vinho da Serra Gaúcha tem coloração intensa e aromas que lembram amora, ameixa e especiarias como canela e cravo. Com estrutura marcante e equilíbrio entre álcool e acidez, vai bem com carnes assadas, estrogonofe e queijos tipo gorgonzola, brie e cheddar.
GARZÓN TANNAT
Produzido próximo a Punta Del Este, no Uruguai, este vinho da Bodega Garzón tem aromas de frutas vermelhas e negras, com toques de especiarias. Com mais de 14% de teor alcoólico, é ótimo para os dias de frio por trazer uma sensação de aquecimento na boca.
DOWN UNDER SHIRAZ
Vinho australiano encorpado, com aromas de frutas vermelhas e pimenta branca e sabores com características terrosas. Repare nos toques de baunilha em função da passagem por barrica de carvalho. Acompanha omeletes, pratos com bacon e cordeiro grelhado.
ALAMOS MALBEC
Este vinho da vinícola Catena Zapata, de Mendoza, na Argentina, é produzido com uvas da variedade Malbec. É envelhecido em barricas de carvalho, apresenta textura sedosa e aromas e sabores complexos. Prove com carnes grelhadas e massas.
TERRUNYO CARMÉNÈRE
Produzido pela vinícola chilena Concha y Toro com 85% da variedade Carménère, este vinho tem uma coloração intensa. Tem aromas de frutas negras, lembrando especiarias e tabaco. Experimente com carnes assadas, massas com molhos encorpados e queijos.
ARACURI CAMPOS ALTOS
Elaborado com uvas Cabernet Sauvignon, este vinho da região dos Campos de Cima da Serra tem aromas que lembram frutas vermelhas. Combina com carnes vermelhas, pizzas e molhos encorpados.
ANGHEBEN CABERNET SAUVIGNON
Produzido com uvas de Encruzilhada do Sul, este vinho tem aromas complexos em função da passagem por barricas de carvalho. É versátil e combina com carnes, massas, embutidos e defumados.
ERRÁZURIZ RESERVADO CARMÉNÈRE
Este vinho chileno do Valle de Colchagua tem aromas frutados, com notas de pimenta especiarias. É maduro e concentrado, com textura suave. Experimente com assados e pratos mais pesados.
SANTA HELENA RESERVADO CARMÉNÈRE
Feito na região de Valle Central, no Chile, este vinho lembra frutas vermelhas e negras. É macio e tem corpo médio. Experimente com macarronada, pizzas e polenta mole com ragu de carne.