Depois de alguns testes com lojas temporárias em Porto Alegre, a Nespresso chega em definitivo à capital gaúcha com a boutique inaugurada nesta sexta (24) no Shopping Iguatemi. Lá, um time de atendentes especializados nos cafés da marca está preparado para garantir um atendimento personalizado, segundo o franco-suíço Jean-Marc Dragoli, diretor da Nespresso Brasil.
Além da loja, a marca conta com duas novidades recentes no mercado: a cápsula Envivo Lungo, lançada há cerca de 10 dias especialmente para os cafés preparados pela manhã, e a máquina Prodigio, que há dois meses garantiu o primeiro passo da Nespresso em direção à conectividade. A Prodigio é a primeira máquina da marca que se conecta com o celular por meio de bluetooth, avisando sobre o estoque de cápsulas, dando alguns alertas e fazendo um café a partir de seu celular.
No evento de inauguração, Dragoli nos contou um pouco mais sobre a importância da loja em Porto Alegre e outras ações da Nespresso em torno do café. Veja abaixo.
Qual a importância de termos uma boutique Nespresso em Porto Alegre?
A boutique de Porto Alegre é a loja de número 12 da Nespresso no Brasil. A Região Sul é muito importante para nós porque há muito consumo de café por aqui. Então, chegar a Porto Alegre é um passo muito natural. Demoramos algum tempo, e enquanto isso abrimos algumas lojas temporárias para testes até que conseguíssemos o local perfeito, o que aconteceu a partir da expansão do Shopping Iguatemi.
Qual é o café da Nespresso mais vendido no Sul?
O público do Sul costuma comprar cafés mais intensos, como o Arpeggio, o Ristretto e o Darkan. Esses são os tipos de café que funcionam muito bem por aqui. Além disso, no Sul há muito consumo de leite, e esses cafés combinam perfeitamente com a bebida.
O que o cliente pode esperar da loja da Nespresso em Porto Alegre?
Em primeiro lugar, um atendimento personalizado. Cada um dos nossos cafés Grand Crus representa um perfil aromático diferente. Então, a ideia é que, com três ou quatro perguntas, os atendentes da boutique, especialistas no nosso café, consigam identificar o perfil aromático e o tipo de café mais recomendado para cada cliente, segundo seu próprio gosto.
Quais são as principais características do café Nespresso?
Nós queremos reproduzir a experiência perfeita do espresso feito pelo barista italiano, só que em casa, com apenas a máquina, a cápsula e um botão. Não é preciso mais do que isso. Só que por trás desse sistema, há muita tecnologia, como controle de temperatura e controle de pressão. Sem falar que todos os café são processados na Suíça, onde se trabalha com tecnologia de ponta. Queremos criar uma experiência perfeita de uma maneira muito fácil.
Como funciona o processo de escolha dos cafés e dos países produtores?
Hoje nós compramos cafés de 11 países diferentes, inclusive compramos muito café no Brasil, que é o maior produtor do grão no mundo. Além disso, temos um programa chamado Triple A, em que trabalhamos diretamente com os produtores de café. Trabalhando para a Nespresso, atualmente, são mais de 65 mil produtores ao redor do mundo. Esse programa surgiu com a necessidade de assegurar o fornecimento de café da melhor qualidade e de melhorar as práticas dos produtores, trabalhando ao lado deles e garantindo que a produção do café seja mais sustentável. Temos uma equipe na Suíça que se dedica a desenvolver esses cafés. Então, eles viajam o mundo todo todos os anos para descobrir novos cafés. Uma vez que sabemos que em uma zona do mundo há um café muito particular e que tem potencial, abrimos esse mercado. Por exemplo, temos um projeto no Sudão do Sul para incentivar a produção de café no país. E ano passado já foi lançada a primeira produção de café de lá, em uma edição limitada. No Brasil, há mais de dois mil produtores trabalhando em parceria com o Triple A. Como o café utilizado pela Nespresso é o melhor do melhor do melhor, precisamos estar sempre em conexão com o produtor. É fundamental.
Todas as boutiques têm um centro de coleta de cápsulas. Qual é a importância da devolução das cápsulas usadas?
As cápsulas que são devolvidas aos centros de coletas brasileiros são enviadas para São Paulo. Lá, temos um processo de separação do alumínio e da borra do café. O alumínio é um produto espetacular porque é infinitamente reciclável, sem perda de qualidade. O alumínio, então, regressa ao ciclo do alumínio, e a borra do café é utilizada como provedor para fertilizantes utilizados na agricultura em geral. Apesar de ainda estar muito no início no Brasil, a reciclagem é muito importante. O consumidor deve entender que se retorna as cápsulas para a Nespresso, está praticando algo bom. Hoje em dia já temos um certo volume de cápsulas devolvidas, mas é possível fazer muito mais no Brasil.
O Envivo Lungo é a cápsula mais recente lançada pela Nespresso. Quais as características deste café?
Desenvolvemos o Envivo Lungo para ser o café perfeito para beber no período do café da manhã. Muita gente nos contava que preferia os cafés longos e que gostava de adicionar leite a eles. Então, os cafés não eram suficientemente intensos para suportar a mistura. Então, desenvolvemos um café de intensidade 9 que nos permite misturá-lo ao leite e continuar com uma intensidade mais que suficiente. Este café é agradável, redondo e dura em boca.
Quais são as novidades da Nespresso para o segundo semestre em termos de café?
Nós inovamos de forma muito natural. Para o início de agosto, estamos preparando uma novidade, uma surpresa, que deve agradar muito os consumidores brasileiros, que vão poder descobrir uma região espetacular do mundo. Mas ainda é segredo.
* Conteúdo produzido por Juliana Palma