Leve, refrescante, perfeita para o clima quente do nosso país. Esses são alguns dos motivos que fazem da Pilsens o tipo de cerveja mais degustado no Brasil. Marcada por ser 100% malte, a Pilsen original é uma cerveja de baixa fermentação. Tem baixo teor alcoólico, entre 5% e 6%, e é fácil de beber, porque não é muito amarga, nem tem um sabor muito intenso. De cor dourada brilhante, encanta já no copo.
– A Pilsen é uma cerveja de corpo baixo, isso significa dizer que ela não dá aquela sensação de se estar “cheio” depois de bebê-la. É uma bebida muito adequada para o clima tropical, porque é refrescante. Deve ser consumida bem gelada – diz Gabriela Montandon, mestre-cervejeira e doutoranda em leveduras de cerveja pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pertencente à família das cervejas Lager, a Pilsen nasceu na República Tcheca como Bohemia Pilsener e foi parar na Alemanha, mas quando chegou ao Brasil sofreu modificações.
– Por estarmos em um país tropical, vivemos num clima quente e queremos nos refrescar. Pensando nisso, o mercado cervejeiro brasileiro pegou o estilo Pilsen e tornou essa cerveja ainda mais fácil de beber. Parte do malte foi retirado, e ela ficou mais suave em sabor. O amargor também foi reduzido, o que fez o estilo conquistar ainda mais adeptos, porque agrada não apenas ao conhecedor de cerveja mas também ao público em geral – contextualiza Gabriela.
Assim, as cervejas que têm alta distribuição pelo país, em sua grande maioria, são Pilsens modificadas. Para experimentar a verdadeira Pilsen, Gabriela indica que as artesanais sejam exploradas, tanto as importadas quanto as nacionais – elas têm a vantagem de não passarem pelos trâmites de importação que podem fazer a bebida perder parte de suas características.
UMA CLÁSSICA
Pilsner Urquell: De coloração dourada, tem muita complexidade, sabores mais maltados, lúpulo típico da região da atual República Tcheca. É extremamente aromática e picante, com toque de caramelo.
DUAS BRASILEIRAS
Wäls Bohemia Pilsen: Uma típica pilsen. Se comparar com as importadas, ela está muito próxima. Como é daqui, pode-se tomar fresca.
Grimor 21: Pilsen com flores de hibisco e rosas. Tem sabores cítricos e é super-refrescante. Uma cerveja que todo mundo toma.
* Conteúdo produzido por Tatiana Tavares