Marco Zimmermann*
marco.zimmermann@gmail.com
Começa no dia 11/3 e segue até 14/3 o Festival Brasileiro da Cerveja 2015 na Vila Germânica, em Blumenau. E como manda a tradição já começam a ser divulgados alguns dos muitos lançamentos que ocorrerão durante a festa. Veja algumas das novidades para prová-las durante o festival:
A Bierland trará duas novidades durante o Festival, a Manobier, uma Strong Scotch Ale, também conhecida como Wee Heavy, baseada em receita vencedora do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland 2014. E a nova receita da Bierland Strong Golden Ale, que passa por um tempo extra de maturação e segunda fermentação na garrafa, com coloração ouro e aroma que sugere notas de tangerina e frutas cítricas.
Uma das tendências do Festival do ano passado foi o lançamento de cervejas ácidas, conhecidas como sours, e este ano uma das cervejarias a apostar no estilo é a Invicta, que lançará a Transatlântica (6%), que tem entre seus ingredientes a cajá-manga, uma fruta popular na região Nordeste.
A Wäls irá celebrar a recente união com a Bohemia com o lançamento da Saison d’Alliance, uma cerveja no estilo saison, que terá sálvia, gengibre e hortelã na receita, e será produzida com a levedura da belga Leffe, também pertencente ao grupo AB-Inbev.
O estande da curitibana Bodebrown é sempre um dos mais concorridos do festival, seja pelas suas aclamadas cervejas de linha quanto pelos lançamentos. Este ano uma das novidades será uma nova versão da Atomga Imperia Stout, uma cerveja potente com receita criada em colaboração com cervejeiros americanos e que leva cerejas chilenas na receita.
Outra cerveja que irá lançar uma sour é a Tupiniquim, de Porto Alegre, que utilizará levedura selvagem (Brettanomyces) e levedura de champanhe para criar a Tirana Sour Ale. A marca também lançará alguns dos seus rótulos tradicionais maturados em barris de uísque e cachaça e novas cervejas de estilos belgas como dubbel e tripel.
*Marco Zimmermann é cervejeiro e colunista da seção de cervejas do Destemperados em Santa Catarina