Onde o clima friozinho e as paisagens deslumbrantes se encontram, uma tradição que se destaca como uma joia enológica: a produção de sucos de uva, vinhos e espumantes que fazem qualquer apreciador de bebidas de qualidade soltar um sonoro suspiro. Nosso Estado, com cenários repletos de vinhedos – tanto na serra gaúcha, quanto em outras regiões produtoras, como a Campanha, os Campos de Cima da Serra e a Serra do Sudeste – não é somente um deleite para os olhos, mas também para o paladar refinado. Suas uvas são como pequenos tesouros da terra, transformando-se em líquidos que aquecem o corpo e a alma.
O processo começa nos vinhedos, onde as uvas são cultivadas com carinho e dedicação pelos agricultores locais. Cada safra é uma história única, influenciada pelas condições climáticas e pela expertise transmitida de geração em geração. E quando essas uvas chegam às mãos habilidosas dos enólogos, a verdadeira alquimia começa.
Desde os mais jovens e frutados até os mais envelhecidos e robustos, há um vinho para cada ocasião, seja para um churrasco com os amigos ou um jantar romântico à luz de velas. E não podemos nos esquecer dos espumantes, aqueles que fazem nossos corações vibrarem em um festival de borbulhas. Seja um brinde de comemoração ou um acompanhamento luxuoso para frutos do mar, essas garrafas são a festa engarrafada. Mas a enóloga e colunista do Destemperados defende que a bebida precisa compor o nosso dia a dia, sem burocracias.
- Seja no piquenique, na praça, na praia ou nos jantares, ele tem que ser mais coadjuvante da situação, acompanhar a vida, a rotina das pessoas. Deixar de ser um pouco o protagonista, de ter que pensar no momento exato para beber o vinho, e sim estar presente no churrasco de domingo, no copo baixo do botequim enquanto petisca algo. É uma bebida que colocaram num pedestal, mas que também se comporta muito bem ao estar na base. É preciso bebê-la sem medo do que vão pensar – afirma Natália Frighetto.
Também por isso, existe a importância de democratizar o consumo dos vinhos. Atuando em três áreas (promoção, ordenamento setorial e gestão), o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) estimula o crescimento e desenvolvimento do setor no cenário nacional, tanto no mercado interno quanto no externo.
SAUDÁVEL E SABOROSO: O PODER DOS SUCOS DE UVA
Enquanto uns brindam com taças repletas de vinhos e espumantes, outros descobrem os benefícios e detalhes dos sucos de uva. Além de deliciosos, são uma fonte rica em antioxidantes e vitaminas, proporcionando um saboroso impulso à saúde. Se as uvas são pequenas maravilhas, seus sucos são como elixires revitalizantes.
Para a biomédica, professora e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do RS Caroline Dani, o consumo do suco é a garantia de uva o ano inteiro em casa, sendo uma fonte importante de carboidratos, mineiras, vitaminas e demais componentes.
- É rico em vitaminas, sais minerais e polifenóis. Então, incluir ele no dia a dia vai trazer benefícios à saúde de toda a família, incluindo crianças a partir de um ano, de acordo com as recomendações médicas. Hoje a gente percebe benefícios que começam do ponto de vista cardiovascular: diminuição de colesterol ruim, diminuição de triglicerídeos, diminuição de aterosclerose, placa de gordura nas artérias. Também passando por outros, como o benefício do ponto de vista de memória, a diminuição de danos provocados pelos radicais livres no sistema nervoso central. Então, diminuindo o risco, por exemplo, de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. São fatores que ajudam; não curam, não tratam, não evitam, mas é um fator que ajuda a prevenir – explica a professora.
UM BRINDE AO FUTURO
A valorização do consumo dos nossos sucos de uva, vinhos e espumantes é mais do que uma simples escolha de bebida. É um brinde à tradição, à dedicação dos produtores e ao amor pela terra. É a celebração de uma região que, com cada gole, nos lembra do quanto a vida pode ser saborosa e plena de momentos especiais.
Portanto, na próxima vez que você estiver diante de uma taça de vinho, espumante ou suco de uva com origem do nosso solo e dos nossos produtores, lembre-se de que não está apenas bebendo, mas também fazendo parte de uma história que transcende os vales e montanhas, uma história que continua a ser escrita, gole após gole. Saúde!