Nosso carinho pela Salton já existe há um tempo. Tempo centenário, assim por se dizer. Neste mês, a tradicional vinícola do nosso Estado celebra seu aniversário de 110 anos. Fato que deve ser comemorado, já que é a primeira vinícola brasileira a chegar nessa idade. Então, resolvemos relembrar sua belíssima trajetória e suas conquistas como marca nas últimas décadas. Sem deixar de mencionar nossos rótulos favoritos, que têm o poder de tornar qualquer ocasião ainda mais especial.
Unindo a tradição centenária com uma tecnologia de ponta, matéria-prima de qualidade e claro, um amor por produzir vinhos e espumantes, a vinícola vem mostrando ao mundo todo a potência do terroir gaúcho. Para ter ideia, nosso Estado é responsável por 80% de todo vinho produzido no país. E é justamente isso que traz força à Família Salton: o desejo de ver o produto nacional lado a lado com os vinhos produzidos nas principais regiões viníferas do mundo.
Sob o comando da quarta geração da família, que desde 1910 trabalha na produção de vinhos, a empresa não só presenciou como também foi protagonista de diversas mudanças no processo de levar a uva em forma de vinho e espumante às mesas da população. Entre as principais mudanças, estão as revoluções técnicas no campo, que transformaram os vinhedos brasileiros e possibilitaram o cultivo de variedades de uvas de alto padrão. Sem contar que a vinícola também foi pioneira na modernização fabril, que garantiu a produção em larga escala, abrindo caminhos para explorar a diversidade que a vitivinicultura brasileira pode oferecer.
Em 2019, a Vinícola Salton ganhou mais um reconhecimento, e dos grandes: foi intitulada como a marca mais forte do Brasil no setor de vinhos, por meio da Global Wine Brand Power, pesquisa realizada pela Wine Intelligence, empresa referência na área. Para chegar a esse resultado, o estudo considerou diversos fatores, como a porcentagem de bebedores de vinho que ouviram falar de cada marca e quantos desses compraram ou consideraram comprar produtos daquelas empresas em um certo período de tempo. Foi a primeira vez que uma marca nacional levou o primeiro lugar.
Mas, para entender como a Vinícola Salton chegou até aqui, precisamos voltar no tempo para relembrar um pouco da sua história, desde sua criação até o presente momento. Apertem os cintos, pois vocês farão uma bela viagem centenária no mundo dos vinhos.
1878: origens
Em 1878, Antonio Domenico Salton, natural de Cison di Valmarino, região italiana do Vêneto, desembarcou no Brasil em busca de oportunidades, como outros imigrantes da Itália. Instalou-se na colônia Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves), onde casou-se com a também imigrante Lucia Canei, com quem teve 10 filhos. Em 1884, fundaram uma “casa di pasto”, em frente à Igreja Matriz. Ali hospedavam viajantes, serviam refeições e também comercializavam queijos e embutidos. O vinho servido na casa era produzido com uvas colhidas nas parreiras dos fundos da instalação.
1910: família e negócios
Paulo Salton, o filho mais velho, assumiu o negócio da família após o falecimento do pai. Em 1910, a “casa di pasto” foi formalizada e, em 1922, passou a se chamar “Paulo Salton e Irmãos”. Os já empreendedores irmãos, José e Cesar, levaram os negócios da família para São Paulo, principal centro econômico na América Latina e, em 1948, inauguraram uma unidade da Salton.
1933: a vinícola
A vocação da família se deu alguns anos antes, em 1933, quando se iniciou a elaboração de espumantes. Sob orientação do pároco local, em 1940, Antonio “Nini” Salton, o primeiro enólogo da família, elaborou o vinho canônico, seguindo a receita do Vaticano. Até hoje, a marca elabora e distribui a bebida que faz parte das liturgias em igrejas de todo o Brasil. Após o falecimento de Paulo, a empresa passa a se chamar Vinhos Salton S/A - Indústria e Comércio Ltda., em 1967 e, posteriormente Vinícola Salton S.A.
1960: Conhaque Presidente
Na década de 1960, a Salton obteve a distinção de fornecedora oficial da Presidência da República, com o vinho Presidente, um dos primeiros rótulos brancos a ter destaque nacional. Jânio Quadros, em 1961, escolheu seu produto preferido, proferindo: “o vinho Presidente é o meu vinho”. A década de 1970 marcou dificuldades no setor vitivinícola brasileiro, que apresentou menor estrutura do que as multinacionais e maquinário obsoleto. Nesse contexto, a elaboração de vinhos, em Bento Gonçalves, permaneceu retraída. Por isso, a estratégia adotada foi voltar à atuação para o Conhaque Presidente, produto lançado ainda na década de 1950 e elaborado até hoje, em São Paulo, na unidade de destilados.
1999: profissionalização e elaboração de vinhos finos e vinhos premium
A elaboração de vinhos finos teve início com a linha Classic. Sob a liderança de Angelo Salton Neto, ocorreu um processo de reestruturação na empresa, na busca pela produção de vinhos e espumantes de alta qualidade, com eficiência e padrões internacionais.
2004: uma nova vinícola para novos projetos
Uma nova planta produtiva foi construída, no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves, passando a contar com tecnologia de ponta, desde o recebimento da matéria-prima até o envase das garrafas. Fruto da transformação desse período, o vinho Salton Talento, safra de 2002, foi eleito o melhor tinto do ano pelos especialistas, em 2004, colocando definitivamente a Salton entre os principais nomes do vinho brasileiro. As edições posteriores desse cuidadosamente elaborado blend, foram servidas aos papas Bento XVI e Francisco, em suas vindas ao Brasil. O sucesso do rótulo abre espaço para outras bebidas da categoria, como Salton Desejo Merlot e o Salton Virtude Chardonnay.
2005: liderança no mercado nacional de espumantes
A tradição permeia os processos, garantindo a essência do trabalho, com a preocupação ao elaborar vinhos e espumantes de uma pequena vinícola, dentro de uma grande empresa. A partir de 2005, a Salton assumiu a liderança no mercado de espumantes nacionais comercializados no Brasil, conquista que se mantém até hoje.
2009: foco na gestão e investimentos em viticultura
Daniel Salton assume a presidência trabalhando a governança corporativa, modernizando toda a gestão e, a partir de 2012, tem início as atividades na fazendo Azienda Domenico, em Santana do Livramento. Da área total de 635 hectares,120 são de vinhedos próprios, cultivados em espaldeira, com colheita mecanizada. No local, uma unidade para processamento da primeira etapa da vinificação, passa a garantir o transporte da matéria-prima em perfeitas condições, da Campanha para a Serra, onde é transformada em vinhos e espumantes. Em 2014 surge o projeto Terroir Salton, parceria firmada com 40 produtores rurais do Estado, estabelecendo padrões de excelência no cultivo e no manejo de seus vinhedos, com apoio técnico e foco na aplicação de boas práticas agrícolas.
2015: novas unidades de negócio
Com o objetivo de explorar as oportunidades no crescente mercado de destilados em 2015, a unidade Salton da capital de São Paulo foi transferida para o município de Jarinu, no interior do estado. Nessa nova planta piloto, além da produção, do tradicional Presidente, são desenvolvidos ainda a vodka Vorus e o gin Theros. A diversificação do portfólio se torna um diferencial estratégico, e em 2016, foram lançados os exclusivos chás gelados com suco de uva, da linha Grape Tea Salton, evidenciando a capacidade de inovação.
2018: uma nova geração com novos horizontes
Maurício Salton, da quarta geração da família, assumiu a liderança da companhia ao lado de um quadro de diretores jovens e profissionais. O principal desafio era preservar a tradição de uma empresa centenária com o dinamismo de uma companhia em constante transformação. A partir do desenvolvimento técnico, tanto na viticultura de precisão quanto no domínio dos mais modernos processos enológicos, surgiu Domenico, a primeira marca conceito da companhia, com rótulos singulares, de edições especiais e limitadas que expressam a essência da região de origem dos seus frutos. O período marca ainda o Inicio da internacionalização da empresa que, além de uma embaixadora da marca no Japão, passa a contar com uma representante própria na China e um escritório nos Estados Unidos, potencializando o desenvolvimento das relações comerciais nesses países.
2019: celebrando as conquistas e assumindo o protagonismo
Nesse último ano, a Salton se tornou a primeira e única marca nacional de vinhos a conquistar o Top 1 no ranking Wine Brand Power (Wine Intelligence), conquista até então exclusiva de marcas estrangeiras. Também abriu as portas da exclusiva Enoteca Família Salton, em São Paulo, com diferentes ambientes para experiências com os vinhos e espumantes da marca, reunindo clientes, convidados, música e gastronomia. Exportou ainda 800 mil garrafas de espumantes entre 25 países, liderados pelos Estados Unidos, desbravando o mercado internacional com os espumantes e vinhos brasileiros.
RÓTULOS PARA CADA MOMENTO
Atualmente, a quarta geração desenvolve parcerias sustentáveis com as famílias produtoras de uvas nas regiões da Serra, Campanha, Campos de Cima da Serra e Serra do Sudeste, garantindo um maior controle e refinamento dos vinhedos. Nesse formato de fidelização, é valorizado o esforço dos produtores que se empenham em todas as etapas do processo de cultivo, agregando ainda mais valor e qualidade aos produtos.
Entre os mais de 80 mil hectares de uva cultivados no Brasil, a Campanha Gaúcha é uma das regiões que mais se destaca. Próxima à divisa com o Uruguai, com relevo marcado por suaves ondulações - as famosas coxilhas -, e solo arenoso, as uvas por lá colhidas possibilitam a elaboração de grandes vinhos. E é por isso que ficamos tão felizes quando, em 2019, a Salton lançou um rótulo icônico em homenagem à região: o Domenico Campanha. Vinho tinto blend das uvas marselan e tannat, da safra 2016, o lançamento faz parte da marca-conceito Domenico, linha que busca uma identidade singular para o vinho e o espumante brasileiros.
No Estado, estamos acostumados com o frio, nossos invernos costumam ser rigorosos. Mas é só chegar as temperaturas baixas que recorremos a alguns pratos quentinhos combinados a um bom vinho tinto e a uma lareira acesa. Assim, esquentamos mente e corpo. E uma das combinações que mais amamos é o Intenso Cabernet Sauvignon com uma macarronada italiana e molho bolonhesa.
Se você é do time que fica sonhando com o fim do expediente de sexta-feira só para acender a churrasqueira e começar um bom e velho assado, vale experimentar o Salton Talento, blend de cabernet sauvignon, merlot e tannat. É a nossa aposta sempre que o assunto é carne.
Mas também existe aqueles dias que queremos preparar uma tábua de queijos e frios, daquelas para passar horas e horas beliscando ao lado da mesa. Nesses casos, é quase uma regra abrir um espumante. O Domenico Giornata é ideal para brindar um happy hour animado. Seja para descontrair, relaxar ou cozinhar, o espumante é a escolha certa. Bebida elaborada com a seleção das melhores uvas da Serra. Agrada a todos os paladares, além de acompanhar muito bem pratos mais leves, como saladas e frutos do mar.
Como não vivemos só de pratos salgados, que tal uma cheesecake de chocolate para aqueles dias em que vemos o sol rachando pela janela? Sobremesa geladinha que se combinada com o Salton Prosecco ganha ainda mais sabor. Você já deve ter ouvido falar desse espumante, já que em 2018 ficou entre as 10 melhores do mundo na lista da Effervescents du Monde. Por se tratar de uma bebida cítrica e de aroma frutado, vai bem com saladas, queijos suaves, frutos do mar e, claro, doces. Só cuidado com a acidez e a cremosidade. É um rótulo versátil que também vai bem com drinks refrescantes.
O Septimum 110 não é um vinho qualquer, é um ícone, potente e elegante. Elaborado com sete variedades de uvas que lembram os sete irmãos fundadores da vinícola: marselan, merlot, cabernet sauvignon, tannat, alicante bouschet, arinarnoa e cabernet franc. É fermentado em barricas de carvalho francês e amadurecido por 12 meses em barricas de segundo uso. É a celebração da Salton pelo seu aniversário. Por isso, vai bem em comemorações e momentos especiais. O rótulo especial é edição limitada, com apenas 11.197 garrafas.
CONHEÇA A HISTÓRIA DE PERTO
Um passeio inesquecível para quem quer se aventurar pelo mundo dos vinhos e espumantes é ir à Serra e desbravar a Salton, que fica no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves. O trajeto entre Porto Alegre e a vinícola leva cerca de duas horas e encanta os viajantes. A localização é privilegiada, próxima ao Vale do Rio das Antas, em uma área cercada de Mata Atlântica preservada, e de belíssimas paisagens naturais.
É possível fazer visitas guiadas e ver de perto a estrutura da vinícola centenária. A experiência é sensorial, quase que uma viagem ao passado, com direito a suaves aromas de uvas no ar. E claro, ao final da visitação, é possível fazer uma degustação orientada para apreciar alguns rótulos selecionados.
Além da apaixonante loja de vinhos, há um ambiente amplo e aconchegante onde é possível conferir os principais vinhos e espumantes da casa, dos clássicos aos lançamentos, inclusive rótulos de edição limitada. Lembre-se de reservar um espaço no porta-malas do carro para levar suas garrafas.
Mas enquanto a situação está um pouco diferente em função da pandemia, que tal uma visita virtual? A Salton oferece um tour pela vinícola através do Google Maps. Desta maneira, o público pode explorar as instalações sem sair de casa. Os internautas têm uma experiência diferenciada e podem conhecer um pouco dos processos realizados na fabricação de vinhos e espumantes. O acesso pode ser feito por meio de qualquer ferramenta: smartphone, tablet ou computador.
Direcione a câmera do celular para conferir os contéudos
Documentário: Família Salton 110 anos – um legado como destino
Tour Virtual pela Salton
Salton, parabéns pelos 110 anos de história e tradição.