As cervejas artesanais estão ganhando cada vez mais apreciadores e os bares cervejeiros conquistando mais espaço no cenário boêmio. Mas que atire a primeira pedra quem nunca ficou em dúvida quando deparou com uma parede cheia de torneiras e não sabia exatamente qual estilo escolher.
A união do lúpulo, malte e água pode construir bebidas completamente diferentes, dependendo da variedade, da proporção e da forma como eles são manipulados. O lúpulo, por exemplo, é o principal ingrediente que confere o amargor à cerveja, já o malte é responsável principalmente pela coloração, podendo variar conforme o processo de torrefação. Porém, ambos podem colaborar e muito com aroma e sabor. Além disso, há outras fontes que podem ser adicionadas a um estilo que podem resultar em cor, sabor e aroma diferentes, como especiarias e frutas.
Ao contrário do que muita gente pensa, a cor não indica se é forte ou fraca. Existem muitas cervejas escuras mais fracas do que algumas claras. Com a ajuda da Rafaela De Conti, sommelière e mestre em estilos de cerveja, nós listamos, por ordem de coloração, 10 estilos de cervejas artesanais mais conhecidos no Brasil e contamos algumas curiosidades sobre cada um e como harmonizar.
Confira na imagem abaixo: