Xuxa e as paquitas, suas assistentes no programa Xou da Xuxa, estiveram no Altas Horas de sábado (7). Sob comando do apresentador Serginho Groisman, a conversa tratou da carreira da Rainha dos Baixinhos, ao longo de 20 anos de exibição dos programas.
O encontro marcou o lançamento do documentário Pra Sempre Paquitas, idealizado por Ana Paula Guimarães, a Catuxa, que também assume a direção artística, e por Tatiana Maranhão, a Paquitita. A estreia está marcada para o dia 16 no Globoplay, plataforma de streaming da Globo.
Adriana Bombom, que foi a primeira paquita negra do elenco à epoca, se emocionou e celebrou a sua trajetória:
— Eu tenho sido uma referência para tantas negras meninas que queriam estar nesse lugar, como Paquita. E a gente sabia que era uma época que realmente eram poucos negros que tinham oportunidade na TV. Que bom que abri portas para outras. Obrigada, Xuxa.
Ao que Xuxa respondeu:
— Eu é que me arrependo de não ter pisado forte e ter dito que eu queria uma Bombom como paquita. Me desculpa.
A cantora Negra Li também esteve no programa e ressaltou a importância de ombom como assistente de palco de Xuxa:
— Eu quis muito ser paquita, mas eu não tinha como, né? Porque eu não era branca, não era loira. Só que aí entrou uma pessoa no programa. (...) Quando eu vi a Bombom ali, acendeu uma chama, uma esperança. Foi aí que vi a importância de estar nos lugares, ser vista, ter uma representatividade.
Origem das paquitas
Xuxa falou que o nome das assistentes começou com um papagaio chamado Paquito, que ela ganhou de um dentista quando morava nos Estados Unidos e trabalhava como modelo. Ao voltar para o Brasil, a apresentadora sentia falta da ave e, ao idealizar o programa infantil, decidiu criar um paquito. Como já tinha assistentes selecionadas, resolveu chamá-las da versão feminina do nome.
— Como a Paca (Andrea Veiga) mesmo fala, que é a primeira paquita, (esta função) realmente virou uma profissão. Porque quando eu entrei na Globo falei: "Vamos procurar as paquitas. As paquitas vão ficar comigo". Mas não pensei em criar um nome, foi sem querer — conta.