A grande noite para as séries de TV está chegando: a 76ª edição do Primetime Emmy Awards será neste domingo (15) no Peacock Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos, sob comando dos atores Eugene Levy e Dan Levy — pai e filho, estrelas da multipremiada série de comédia Schitt's Creek (2015-2020).
Onde assistir ao Emmy 2024
- Canal pago TNT
- Plataforma de streaming Max
Com aproximadamente três horas de duração, a premiação será transmitida no Brasil pelo canal pago TNT e pelo serviço de streaming Max, a partir das 21h, com apresentação de Ana Furtado e comentários de Aline Diniz. O tapete vermelho começa um pouco antes, às 20h15min, com entrevistas realizadas por Carol Ribeiro.
Entre as celebridades que subirão ao palco para entregar os prêmios, nos Estados Unidos, estão nomes como Selena Gomez, Colin Farrell, Antony Starr, Steven Yeun, Damon Wayans, Da'Vine Joy Randolph, Billy Crystal, Lily Gladstone, Maya Rudolph, Gael García Bernal, Steve Martin, Dick Van Dyke, Mindy Kaling e Kathy Bates.
As favoritas ao prêmio
Neste ano, o grande destaque da premiação é Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, que lidera com 25 indicações, incluindo a categoria de melhor série dramática. Logo atrás, vem O Urso, por sua segunda temporada, com 23 indicações, incluindo a categoria de melhor série de comédia — mesmo não sendo necessariamente uma. Nos últimos anos, as vencedoras foram as mais indicadas, como Succession em 2022 e 2023.
A entrega do Emmy, porém, já começou, e ambas as séries mostraram que estão chegando com força para os prêmios principais após faturarem boa parte das distinções nas categorias técnicas, que foram entregues no último final de semana. Xógum abocanhou 14 prêmios nas cerimônias preliminares — incluindo o de melhor ator convidado em série dramática para Nestor Carbonell.
A produção chega com o status relevante de ser a segunda série em língua não inglesa a ser indicada para a categoria principal, três anos após Round 6 ter conseguido quebrar essa barreira. A diferença é que a série que retrata a saga do Japão tem grandes chances de sair vencedora, tornando-se, assim, a primeira a conquistar tal feito sem ser falada em inglês. Seria histórico.
O Urso, no que diz respeito às comédias, também fez bonito e já venceu sete estatuetas — incluindo melhor atriz convidada para Jamie Lee Curtis e melhor ator convidado para Jon Bernthal. Assim, a série vem com força para fazer a limpa nas categorias principais e, mesmo que Hacks também tenha a sua relevância e esteja concorrendo em 17 categorias, não deve fazer frente à produção dos cozinheiros melancólicos.
Números
Entre os estúdios que mais emplacaram as produções no Emmy 2024, a Netflix lidera, mesmo que não esteja entre as cabeças deste ano, com 107 nomeações. O destaque da gigante do streaming é Bebê Rena, que concorre, inclusive, ao prêmio de melhor minissérie ou antologia. Puxado por Xógum, FX chega com 93 lembranças. A HBO/MAX, por sua vez, conta com 91 indicações, tendo 19 nomeações para True Detective: Terra Noturna.
Porém, ao se levar em consideração o conglomerado da Disney, que abrange, por exemplo, o próprio FX, a ABC, o Hulu e o Disney+, a empresa do Mickey soma 183 indicações ao Emmy deste ano, desbancando de longe a Netflix.
Na disputa entre as melhores minisséries e antologias, Bebê Rena e True Detective se enfrentam de perto, mas a produção da Netflix, que conta a história de uma stalker que passa a perseguir um comediante, vivido pelo criador Richard Gadd, tem mais chances de faturar a categoria. Já Jodie Foster pode vencer o prêmio de melhor atriz por sua interpretação na antologia dos detetives.
É importante pontuar que os programas e séries, para concorrer ao Emmy 2024, precisaram ter sido exibidos entre 1º de junho de 2023 e 31 de maio de 2024. Por isso, é a segunda temporada de O Urso que está concorrendo, e não a terceira, lançada recentemente.