Por conta de um "problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias", o seriado Chaves (1973-1975) foi retirado da programação do SBT em 2020. Desde então, a produção não foi exibida por nenhum outro canal no mundo.
Quatro anos depois, uma notícia boa para os fãs: o seriado passará a ser exibido nos Estados Unidos. A emissora UniMás, que tem como público-alvo a população latina do país, recebeu autorização para transmitir o seriado, mesmo com a batalha judicial que vem sendo travada pela Televisa, emissora mexicana que produziu as atrações de Roberto Bolaños. As informações são do portal Omelete.
Apesar de ser um canal estadunidense, a decisão pode ser um bom sinal para os brasileiros, já que pode abrir a porta para o retorno nos demais países, incluindo o Brasil.
Originalmente, o seriado foi ao ar no México, entre 1973 e 1979. A comédia passou a fazer parte da programação do SBT em 1984 e se tornou um fenômeno de audiência.
Além da passagem pelo SBT, os 312 episódios de Chaves foram transmitidos no Brasil pelos canais Cartoon Network, Boomerang, TBS e Multishow. Em 2019, a produção chegou a ser disponibilizada no catálogo do Prime Video.
Batalha na Justiça
Devido a um impasse que segue até hoje entre a Televisa e o Grupo Chespirito — responsável por administrar o legado do criador e protagonista da série, Roberto Gómez Bolaños —, o acordo de distribuição de Chaves não foi renovado.
Enquanto o Grupo Chespirito exige pagamentos maiores pela distribuição do seriado, a Televisa, dona das fitas nas quais os capítulos estão gravados, nega a proposta. O acordo chegou ao fim em julho de 2020, quando Chaves estava prestes a completar 36 anos de exibição no Brasil.