Fãs do seriado mexicano Chaves (1973-1975) sentiram falta da produção no catálogo do +SBT, serviço lançado oficialmente pela emissora na última quarta-feira (21). Tendo passado por diversos canais ao longo dos anos, a obra está fora de circulação desde 2020, devido a problemas de licenciamento.
Criado no início da década de 1970 pela Televisa, o seriado estreou no SBT em 1984, permanecendo na grade de programação da emissora durante 30 anos. Contudo, em 2020, com o final do acordo de distribuição global da produção, nenhum canal - dentro ou fora do Brasil - teve permissão de exibi-la.
Além da passagem pelo SBT, os 312 episódios de Chaves foram transmitidos no Brasil pelos canais Cartoon Network, Boomerang, TBS e Multishow. Em 2019, a produção chegou a ser disponibilizada no catálogo do Prime Video.
O que aconteceu
Devido a um impasse que segue até hoje entre a Televisa e o Grupo Chespirito - responsável por administrar o legado do criador e protagonista da série, Roberto Gómez Bolaños -, o acordo de distribuição de Chaves não foi renovado.
Enquanto o Grupo Chespirito exige pagamentos maiores pela distribuição do seriado, a Televisa, dona das fitas nas quais os capítulos estão gravados, nega a proposta. O acordo chegou ao fim em julho de 2020, quando Chaves estava prestes a completar 36 anos de exibição no Brasil.
Histórico
Ainda no início dos anos 2000, a série passou por problemas semelhantes. Na época, a animação Chaves em desenho animado (2006-2014) teve de ser desenvolvida sem a personagem Chiquinha devido a questões de licenciamento.
No entanto, a animação segue sendo o único produto oficial da franquia disponível no Brasil. A primeira temporada da produção pode ser assistida no Prime Video.
Futuras produções inspiradas
Embora o direito de exibir os capítulos originais do seriado seja exclusivo à Televisa, o Grupo Chespirito é livre para licenciar a obra para outros meios. Assim, o grupo foi capaz de fechar um acordo com o THR3 Media Group para a criação uma nova versão animada da série.
Para a alegria dos fãs de Roberto Bolaños, o Chapolin Colorado também deve receber uma adaptação inédita em desenho. Além disso, a parceria ainda promete um novo seriado live action estrelado pelo Seu Madruga e a produção de uma série biográfica sobre a vida do de Bolaños - que deve estrear na Max entre o final de 2024 e o início de 2025.