Lost marcou época com a trama do voo 815 Oceanic. Após cair em uma ilha deserta, os passageiros da aeronave são obrigados a lutar por sobrevivência. Paralelamente, também precisam lidar com as forças enigmáticas do novo lar.
Além de se tornar um fenômeno, conquistando uma legião de fãs no mundo inteiro logo que foi ao ar em setembro de 2004, na emissora norte-americana ABC, Lost também fez história na indústria de entretenimento.
Abaixo, Zero Hora elenca curiosidades da série que, neste ano, completa 20 anos.
Confira 11 curiosidades sobre Lost
Michael Keaton quase foi o protagonista
O ator Michael Keaton, conhecido por protagonizar Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992), por pouco não interpretou Jack Shephard em Lost.
Em uma entrevista à MTV em 2008, Keaton revelou que ele foi a primeira escolha do diretor J.J. Abrams para viver o protagonista. Contudo, as negociações não foram para frente porque o ator não queria se comprometer com gravações muito longas nem se mudar para o Havaí.
Com isso, o papel ficou com Matthew Fox, que interpretou Jack do início ao fim, durante os 121 episódios da produção.
Jack deveria morrer no primeiro episódio
Na mesma entrevista, Michael Keaton contou que a intenção do diretor J.J Abrams era apresentar Jack Shephard (Matthew Fox) ao público e matar o personagem ainda no piloto da série. No entanto, a versão foi vetada pela ABC.
— J.J. Abrams me ligou e disse "eu sei que você não quer fazer televisão, mas escuta essa". Ele tinha imaginado uma imensa situação no episódio-piloto em que o personagem desponta como herói e protagonista. E daí, de repente, ele morre no meio do negócio — contou.
A ideia de Lost não convenceu de cara
Quando foi apresentada pela primeira vez por Llyod Braun, a ideia de Lost não convenceu de cara os executivos da ABC. Por sorte, o chefe de desenvolvimento da emissora gostou da proposta e contratou o roteirista Jeffrey Lieber para dar uma nova abordagem ao projeto.
Logo depois, J.J. Abrams e Daemon Lindelof também se juntaram à criação do roteiro e, o que era apenas um esboço, se tornou uma série com seis temporadas.
O título original de Lost foi inspirado em um reality da NBC, lançado em 2001. O nome da série até chegou a passar por algumas mudanças, mas acabou sendo mantido no final.
Um dos episódios mais caros da história da TV
Com duas horas de duração, o episódio-piloto foi considerado um dos episódios mais caros da história da televisão da época.
O orçamento de supostamente US$ 10 a 14 milhões foi grande parte para utilizar um avião comercial real na produção.
Não fosse pelos atores, Sun e Hurley não existiriam
Os personagens Sun e Hurley foram criados especialmente para os atores Yoon-Jin Kim e Jorge García, que tinham inicialmente feito seus testes para os papéis de Kate e Sawyer, respectivamente. Com base nas audições dos atores, os roteiristas decidiram criar os novos personagens para a trama.
Inclusive, o personagem Jin (Daniel Dae-Kim) foi criado para que Sun tivesse um marido.
Josh Holloway moldou seu personagem
Originalmente criado para ser um personagem egoísta e fanfarrão, James Ford, mais conhecido pelo pseudônimo de Sawyer, é considerado um dos personagens mais controversos de Lost.
Interpretado por Josh Holloway, Sawyer ganhou o título de anti-herói e se tornou um dos personagens mais queridos pelos fãs ao longo da trama.
Os primeiros
Ian Somerhalder foi o primeiro ator a assinar para estrelar a série. Em Lost, ele interpretou Boone Carlyle que, coincidentemente, também é o primeiro personagem a ter seu nome citado na série antes da introdução, logo após o acidente do voo 815 Oceanic. O personagem também foi o primeiro do elenco principal a morrer.
Evangeline Lilly e a corrida contra o tempo
Diferentemente de Ian Somerhalder, Evangeline Lilly, que interpretou Kate Austen, foi a última a ser escalada para o elenco de Lost. Isso porque os produtores tinham medo de que a atriz canadense não conseguisse o visto norte-americano para permanecer no país e gravar toda a série.
Com isso, todas as cenas que traziam Kate foram deixadas para o final das primeiras gravações, até que a atriz conseguisse o visto e pudesse assinar o contrato para estrelar a produção.
Sucesso na estreia
O primeiro episódio de Lost foi lançado no dia 22 de setembro de 2004, atraindo 18,68 milhões de espectadores nos Estados Unidos. Além do sucesso de audiência, a série também foi aclamada pela crítica.
Em setembro de 2005, a produção norte-americana recebeu o Emmy de nelhor série dramática por sua primeira temporada.
Rodrigo Santoro na terceira temporada
Em Lost, o ator brasileiro Rodrigo Santoro deu vida a Paulo, personagem que integrava o núcleo de sobreviventes do acidente aéreo da ilha. O ator atuou em 14 episódios da terceira temporada.
Em agosto, ele relembrou sua participação e comemorou a chegada do seriado à Netflix.
Ben ganhou destaque que não teria
Considerado até hoje um dos maiores vilões da TV, Ben Linus foi escrito, inicialmente, para aparecer somente em alguns episódios de Lost. No entanto, o desempenho de Michael Emerson no papel impressionou tanto que os criadores decidiram transformá-lo no principal vilão da série.