O seriado de terror American Horror Story (AHS) é um dos mais populares e duradouros do gênero em todo o mundo. Produzida por Ryan Murphy, conhecido por outras obras como Glee (2009-2015) e Pose (2018-2021), a série tem 12 temporadas e apresenta uma história diferente em cada uma delas.
O elenco da produção já contou com astros do cinema, como Sarah Paulson e Evan Peters, além de celebridades da música, como Lady Gaga, Adam Levine e também a socialite Kim Kardashian.
Como base para o ranking, foi utilizado o site Rotten Tomatoes, que conta com um sistema de avaliação de críticos de filmes e séries de TV. Todas as temporadas obtiveram avaliações acima da média.
Melhores temporadas de American Horror History
Confira, a seguir, o ranking de todas as temporadas, da pior à melhor, conforme o agregador de avaliações.
5ª temporada | Hotel (2015)
- 12º lugar: 64% de aprovação da crítica
A temporada marcada pelo protagonismo de Lady Gaga tem a pior avaliação no Rotten Tomatoes, com índice de 64% de aprovação de críticos. A trama conta a história de um detetive que se muda para o Hotel Cortez para investigar uma série de assassinatos que ocorreram no estabelecimento. Na época do lançamento, um produtor da série afirmou que a temporada seria inspirada no Hotel Cecil, local nos Estados Unidos marcado por mortes misteriosas, assassinatos e suicídios.
11ª temporada | NYC (2022)
- 11º lugar: 71% de aprovação da crítica
Nesta temporada, uma investigação policial tenta desvendar o mistério por trás do desaparecimento de homens gays em Nova York. Conforme a apuração dos casos avança, tudo passa a indicar que eles estão envolvidos em uma subcultura sadomasoquista da metrópole. Ao mesmo tempo, um novo vírus que atinge cervos passa também a afetar pessoas da comunidade LGBT+. No Rotten Tomatoes, a temporada tem 71% de índice de aprovação de críticos.
1ª temporada | Murder House (2011)
- 10º lugar: 72% de aprovação da crítica
A temporada de estreia de American Horror Story acabou ficando para trás na preferência do público. A primeira trama da série acompanha uma família que se muda para uma casa em Los Angeles, sem saber que o imóvel foi palco de diversos crimes em décadas passadas. Os novos moradores passam a ser atormentados pelos espíritos das vítimas. No site de avaliação, a temporada tem índice de 72% de aprovação dos críticos.
7ª temporada | Cult (2017)
- 9º lugar: 73% de aprovação da crítica
É uma temporada na qual os conflitos políticos foram mais abordados na série. Na trama, a personagem Ally Mayfair-Richards (Sarah Paulson) é casada com uma mulher e teme pelo seu futuro após Donald Trump ser eleito presidente dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, um sociopata ultraconservador celebra a vitória do político e monta um culto perverso na mesma cidade em que Ally mora. A produção polêmica foi ao ar no ano seguinte à eleição de Trump. No Rotten Tomatoes, a avaliação tem índice de 73% de aprovação da crítica.
6ª temporada | Roanoke (2016)
- 8º lugar: 74% de aprovação da crítica
A sexta temporada acompanha um casal que está participando de um documentário chamado My Roanoke Nightmare. O filme conta a história de uma casa do período colonial dos Estados Unidos que foi palco de eventos macabros envolvendo comunidades ancestrais do país. É considerada uma temporada que foge do comum por representar documentários sobrenaturais. No site avaliação, tem índice de 74% de aprovação da crítica.
12ª temporada | Delicate (2023)
- 7º lugar: 77% de aprovação da crítica
A temporada mais recente de American Horror Story é inspirada no livro Delicate Condition (2023), da autora Danielle Valentine. A trama acompanha a vida de uma atriz que tem o sonho de ter um filho, mas é frustrada por eventos misteriosos que impedem a concretização. No Rotten Tomatoes, tem índice de avaliação de 77% de aprovação da crítica.
4ª temporada | Freak Show (2014)
- 6º lugar: 77% de aprovação da crítica
A história desta temporada se passa nos anos 1950 e acompanha a dona de um circo que reúne pessoas com diferentes deficiências e os exibe em seu show. No entanto, a caravana e os habitantes de uma pequena cidade passam a ser aterrorizados por um palhaço assassino. No Rotten Tomatoes, a temporada tem índice de aprovação de 77% da crítica.
8ª temporada | Apocalypse (2018)
- 5º lugar: 79% de aprovação da crítica
A temporada se passa em um futuro pós-apocalíptico, depois que um desastre nuclear dizimou boa parte da população humana. Dentro de um bunker, denominado Posto 3, um grupo de sobreviventes tenta repovoar a Terra. No entanto, o local é comandando por duas mulheres que abusam de diversas formas dos humanos que restaram. As duas são surpreendidas pela chegada de um jovem que diz ser o anticristo da mitologia cristã. Apostando na temática sci-fi, a temporada tem índice de aprovação de 79% dos críticos.
10ª temporada | Double Feature (2021)
- 4º lugar: 80% de aprovação da crítica
A temporada de número 10 apresentou uma novidade na série: duas histórias diferentes em apenas um ano. A primeira parte conta a trama de um escritor que se muda para uma cidade litorânea aparentemente pacífica, até que estranhos moradores começam a surgir. Já na segunda parte, um grupo de amigos universitários descobre uma conspiração alienígena após acampar em uma floresta isolada. As duas histórias em apenas uma temporada renderam um índice de aprovação de 80% da crítica.
2ª temporada | Asylum (2012)
- 3º lugar: 84% de aprovação da crítica
A história da segunda temporada se passa nos anos 1960 e acompanha a jornada de uma jornalista internada em um sanatório após a sua homossexualidade ser descoberta. O local abriga pacientes com os mais diversos transtornos e pessoas que cometeram crimes. Lá, a jornalista conhece um serial killer, com quem começa a planejar uma fuga. É a terceira temporada mais bem avaliada da série, com índice de aprovação de 84% da crítica.
3ª temporada | Coven (2013)
- 2º lugar: 85% de aprovação da crítica
O enredo da terceira temporada é totalmente focado em bruxaria. A trama acompanha bruxas que precisam equilibrar seus poderes em uma espécie de escola para jovens excepcionais. Enquanto isso, um grupo de exterminadores de bruxas passa a caçá-las. O sucesso garantiu o segundo lugar no ranking do Rotten Tomatoes, com índice de aprovação de 85% entre os críticos.
9ª temporada | 1984 (2019)
- 1º lugar: 88% de aprovação da crítica
No topo do ranking, a nona temporada tem como inspiração os filmes de terror dos anos 1980. A trama acompanha colegiais que trabalham como monitoras em um acampamento de verão. O terror começa quando um serial killer consegue escapar da prisão e busca novas vítimas no local. No Rotten Tomatoes, a temporada tem 88% de aprovação dos críticos.