Eliana é a mais nova contratada da Globo. A notícia foi revelada na manhã desta quinta-feira (27) pela emissora, após semanas de especulações. A apresentadora e empresária conta com 33 anos de experiência na televisão e no streaming.
A estreia de Eliana Michaelichen como apresentadora ocorreu em 1991, quando ela tinha apenas 18 anos e comandava o programa Festolândia, em sua primeira passagem pelo SBT. O primeiro grande sucesso foi a atração Bom Dia & Cia, que depois ganhou o nome Eliana & Cia. A loira chegou a trabalhar por um período na Record, mas acabou retornando à emissora de Silvio Santos, da qual se despediu ao gravar a última edição do programa que levava seu nome e foi ao ar no domingo (23).
Aos 51 anos, Eliana tem mais de três décadas dedicadas à televisão e 15 atrações como bagagem, incluindo um game show na Netflix. Apesar de ter se consolidado em emissoras como o SBT e Record, a apresentadora chegou a fazer algumas participações na Globo ao longo deste período. Relembre abaixo.
Eliana no Criança Esperança
Eliana foi liberada pelo SBT para participar do Criança Esperança 2023, ao lado de Xuxa e Angélica. Visto como um dos encontros mais aguardados da TV, as três, que marcaram a vida de crianças brasileiras de diversas gerações, cantaram juntas a música Lua de Cristal durante a atração.
A intérprete de Os Dedinhos inclusive foi a responsável pelo discurso sobre a amizade vivida pelo trio. Ao longo dos anos 1990, elas foram vistas como rivais por competirem por audiência em programas infantis.
— A vida toda, tentaram nos colocar como inimigas. Não conseguiram. Ao invés de rivalidade, optamos pela amizade e pela irmandade. Irmandade que rima com solidariedade e com sororidade, palavra que significa união entre mulheres. Chega de competição, mais respeito, admiração. Sigamos em frente, na TV, de táxi ou de nave. Tomamos rotas diferentes, mas estamos sempre juntas — disse Eliana.
Anúncio com as amigas
A revelação de que Eliana participaria da atração foi feita por meio de uma reportagem do Jornal Nacional. Xuxa anunciou que estaria de volta ao Criança Esperança após quase 10 anos e que não iria sozinha, mas ao lado de Angélica e Eliana.
— Quase depois de 10 anos sem estar participando do Criança Esperança, estou de volta. E estou trazendo um reforço maravilhoso comigo, porque se o assunto é criança, se o assunto é baixinho, não podia faltar — declarou Xuxa.
— É uma honra muito grande fazer parte desta festa — afirmou Eliana. — O que será que a gente vai aprontar? Ah, não posso contar.
Série de Angélica
Ainda em 2023, Eliana participou, também ao lado de Xuxa, da produção Angélica: 50 e Tanto, em comemoração aos 50 anos da colega, disponibilizada no Globoplay.
No último episódio da série, o trio falou sobre amizade e fez um jogo da verdade. Entre os assuntos abordados, elas comentaram sobre procedimentos estéticos e as pressões que sofrem em relação à aparência. Eliana chegou a comentar sobre a sua forma de lidar com a temática.
— Com 23 anos, eu coloquei silicone e fiz uma lipo — contou Eliana. — Quando começou essa história de botox, publicamente, me pixavam muito dizendo que eu fazia muito botox. Qual é o problema? Faço mesmo, gosto e tá tudo bem.
Homenagem a Gugu Liberato
Em 2019, Eliana fez uma breve participação no programa Se Joga, apresentado por Fernanda Gentil, para homenagear o apresentador Gugu Liberato. Ela gravou um depoimento sobre o amigo e colega após a morte dele em novembro daquele ano.
Durante a adolescência, Eliana chegou a fazer parte do grupo musical Banana Split, promovido pela empresa de Gugu.