Alegrete se transformou em uma grande festa gaudéria neste sábado (20) para receber o seu cidadão mais ilustre: Matteus Amaral, o vice-campeão do Big Brother Brasil 24. Para comemorar a participação do gaúcho no reality show, reuniram-se nada menos que 10 mil admiradores no município da Fronteira Oeste, de acordo com estimativa dos organizadores do evento.
O ex-brother desembarcou em sua cidade natal ainda pela manhã, por volta das 11h, beijando o chão da sua terra e reencontrando a avó, a dona Neuza. Logo após, ele saiu pelas ruas desfilando em um carro aberto — inicialmente, era previsto um veículo dos bombeiros, mas por um "problema de viabilidade", de acordo com a Prefeitura de Alegrete, o carro foi mudado para um jipe.
Neste passeio pela cidade chamada de "Baita Chão", o músico tradicionalista Mano Lima foi convidado para se juntar à celebração e desfilou ao lado de Matteus. E, de acordo com o coreógrafo e influenciador Juarez Paiva, da página Mundo do CTG e que produziu a festa em parceria com a prefeitura, este foi um momento histórico:
— Foi um dos momentos mais emocionantes que já presenciei na minha vida. O Matteus viu o Mano Lima, eles se abraçaram e ficaram os dois emocionados por mais de um minuto. O Matteus chorou bastante. Foi muito emblemático.
O trajeto terminou no Parque Rui Ramos, chamado de Praça dos Patinhos, ao meio-dia. Por ali, um palco foi montado e, logo na chegada, Matteus e Mano Lima se somaram com as atrações Léo Pain, campeão do The Voice 2018, e Thomas Machado, campeão do The Voice Kids 2017. O quarteto entoou o agora nacionalmente famoso Canto Alegretense, animando os milhares presentes.
Depois disso, o Grupo Xixando, que fez uma música para Matteus durante o reality, interpretou a canção, emocionando o ex-BBB. Entre as homenagens, os quatro CTGs de Alegrete se apresentaram, com 200 pessoas dançando na Praça dos Patinhos para enriquecer ainda mais a festa. O prefeito da cidade, Márcio Amaral, também subiu no palco e homenageou o conterrâneo famoso.
Ainda como parte da festa, uma linguiça gigante, de 60 metros, foi assada em homenagem ao ex-BBB — o próprio fez questão de cortar e provar um pedaço da iguaria, que foi chamada de "Baita Linguiça". Além disso, boa parte do público presente levou a sua própria churrasqueira e colocou no fogo os mais variados cortes de carne. Em um espaço reservado, a família de Matteus pôde assar um churrasco de ovelha para a nova estrela da cidade.
Em outro momento, pouco antes das 17h, Matteus e sua família subiram ao palco da Praça dos Patinhos e receberam uma chave simbólica da nova casa da dona Neuza. O terreno, avaliado em R$ 90 mil, foi comprado com a união de nove empresas de Alegrete. Já a casa vai ser desenhada pelo ex-brother e sua avó, que farão o imóvel exatamente como desejarem. A obra será feita por uma construtora da cidade.
— O Matteus e a dona Neuza choraram bastante e isso emocionou o público. O dinheiro que o Matteus ganhou no Big Brother, ele ia gastar todo para comprar o terreno e reformar a casa da avó. Agora, ele vai poder pegar esse dinheiro e investir na carreira — explica Juarez Junior.
Mesmo depois da festança, o vice-campeão do Big Brother Brasil não arredou o pé da Praça dos Patinhos. Segundo os organizadores do evento, ele contou que só iria embora depois de tirar foto com todo mundo que quisesse. E uma multidão fez questão de ter o seu momento com o alegretense mais popular do momento.