Morreu nesta sexta-feira (26), o ator, dublador, radialista e humorista José Santa Cruz, aos 95 anos. A informação foi confirmada pela TV Globo. O ator, que tinha doença de Parkinson, estava internado com uma broncopneumonia.
Nascido em Picuí, na Paraíba, José começou a carreira artística aos 18 anos, após substituir um amigo em uma rádio. Na televisão, estreou em 1960. Na TV Globo, fez O Bem Amado, e, entre 2002 e 2015, viveu personagens como Jojoca, Barbosa, Manoelito, Costado e Tesourinha no Zorra Total. Entre 2015 e 2017 também integrou o elenco do Zorra. Seu trabalho mais recente na emissora foi em Espelho da Vida (2019).
São incontáveis os trabalhos do artista como dublador. É dele a voz que deu vida ao bordão "querida, cheguei", frase falada pelo pai de A Família Dinossauros, que virou febre na década de 1990. Ele também fez o Magneto nos filmes e desenhos X-Men, Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter e J.Jameson nos filmes do Homem Aranha, do ator Danny DeVito na maioria de seus filmes, além de outros personagens.
O ator deixa a esposa, Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos e teve três filhos, além de cinco netos e quatro bisnetos. O velório de José Santa Cruz será neste sábado (27), a partir das 13h, no Cemitério da Penitência, em Botafogo, no Rio de Janeiro.