A família de Fausto Silva, o Faustão, 73 anos, justificou o motivo que levou o apresentador a ter prioridade na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para receber um transplante de rim nesta semana. Por meio da página do Instagram Faustão do Meu Coração, criada para divulgar informações sobre doação de órgãos no Brasil, os familiares compartilharam, nesta sexta-feira (1º), a explicação realizada pelo médico nefrologista Leon Alvim Soares sobre o tema.
Conforme a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, por uma resolução do Estado de São Paulo, pacientes já transplantados têm prioridade na lista. Antes de passar pelo transplante de rim em 26 de fevereiro deste ano, o apresentador passou por um transplante de coração em agosto de 2023.
Assim, caso um paciente tenha passado pelo procedimento anteriormente e desenvolva a falência de outro órgão, ele terá prioridade. Outros critérios são impossibilidade total de acesso à diálise e pós-doação renal.
"A informação é sempre a melhor maneira de levar conhecimento e transparência", apontou a família na legenda da publicação.
Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro, em função do agravamento de uma doença renal crônica. De acordo com a equipe médica, a cirurgia de transplante de rim ocorreu sem intercorrências.