A despedida de Jacutinga (Juliana Paes), em Renascer, acontece nesta sexta-feira (16). O momento se dará depois da personagem passar os últimos tempos pensando sobre os rumos de sua vida e os acontecimentos do passado, como a tristeza que sente pela morte de Maria Santa (Duda Santos) após dar à luz João Pedro (Juan Paiva) — trauma nunca superado e pelo qual ela se sente culpada.
Além disso, outro ponto que perturbou tanto Jacutinga foi a chegada Mariana (Theresa Fonseca) à sua casa. Pouco depois, houve o anúncio do casamento da neta de Belarmino (Antonio Calloni) com José Inocêncio (Marcos Palmeira), o que fez com que a personagem sentisse que o seu ciclo na cidade já havia se encerrado.
Sem aviso prévio, ela faz as malas e se prepara para fechar a Casa das Damas de vez. Na sequência, Jacutinga, envolvida por suas lembranças do passado, emociona-se ao relembrar do casamento de Santinha e José Inocêncio (Humberto Carrão) no quintal de sua casa e deixa Norberto (Matheus Nachtergaele) desnorteado com o anúncio de sua despedida.
O dono da venda ainda tenta convencê-la a desistir da ideia, mas Jacutinga está segura de sua decisão. Os dois dançam juntos pela última vez e Norberto perde o chão com a partida da amada. A notícia também pega todos de surpresa. A personagem, que foi vivida na primeira versão de Renascer, em 1993, por Fernanda Montenegro, foi adaptada para Juliana Paes no remake — porém, o destino de ambas é muito semelhante.