Rafael de Souza Bussamra e Roberto Bussamra, pai e filho condenados pela morte de Rafael Mascarenhas, filho mais novo da atriz Cissa Guimarães, se entregaram à Justiça na noite desta quarta-feira (13), na Vara de Execuções Penais, no Rio de Janeiro. Os dois deram entrada no sistema penitenciário nesta quinta-feira (14). As informações são do portal g1.
A decisão de condenação foi tomada pelo Juiz Marcelo de Sá Baptista, da 16ª Vara Criminal do Rio, no dia 23 de agosto. Rafael Mascarenhas foi atropelado em 2010, no Túnel do Acústico, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, por Rafael de Souza Bussamra, que dirigia o carro em área fechada para o trânsito.
Ainda de acordo com o g1, Rafael Bussamra vai cumprir pena por ter atropelado Rafael em área fechada para carros. Já Roberto Bussamra, por corromper policiais militares que estiveram na cena do atropelamento.
Rafael estava condenado a 12 anos e nove meses de prisão. Vai cumprir três anos e seis meses pelo crime de homicídio culposo, sem intenção de matar. Inicialmente condenado a oito anos e 11 meses, Roberto vai cumprir três anos e 10 meses por corrupção em regime semiaberto.
Os dois chegaram a ser presos após o atropelamento de Mascarenhas, mas estavam soltos desde 2016. Na época, um recurso permitiu que a pena deles fosse convertida em serviços comunitários. No fim de julho deste ano, porém, uma nova movimentação do processo mandou cumprir uma decisão do STJ que derrubava essa conversão.
Na manhã desta quinta-feira (14), Cissa Guimarães comemorou prisão dos condenados.
— Aliviada porque a justiça foi feita. Só Deus sabe o que eu passei nesses 13 anos com medo de que a impunidade vencesse. Ela não venceu. Essa vitória não é só minha ou da minha família. É de todos nós, da sociedade brasileira, contra a impunidade — disse a atriz em vídeo publicado pelo portal.