Ícone da televisão brasileira, Aracy Balabanian morreu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos. Amigos, colegas, políticos e admiradores lamentaram a perda da atriz que foi responsável por dar vida a personagens que marcaram as telas, principalmente em novelas como Rainha da Sucata (1990) e A Próxima Vítima (1995) e na série de humor Sai de Baixo (1996-2002). A artista estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro.
Miguel Falabella, parceiro da atriz no programa Sai de Baixo (1996-2002), publicou uma homenagem comovente no perfil dele no Instagram. Acompanhado de uma foto em que os dois aparecem sorrindo, o texto destaca o carinho que o ator sente por Aracy.
"Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu", escreveu.
A ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) comentou o legado deixado por Aracy, destacando "seu talento e alegria".
Cacau Protásio, que atuou em Sai de Baixo - O Filme (2019), falou sobre o trabalho ao lado da colega. "Eu tive a alegria e o prazer de contracenar ao seu lado, muito obrigada Aracy, foi maravilhoso, foi um lindo aprendizado, vá com Deus, aqui a senhora já faz falta".
Reynaldo Gianecchini publicou uma foto em homenagem à memória da atriz:
Cristiana Oliveira comentou a saudade que o Brasil sentirá de Aracy Balabanian.
Walcyr Carrasco, escritor e dramaturgo, reverenciou a atriz. "Um ícone da nossa dramaturgia nos deixou! Rimos muito e também nos emocionamos com o talento de Aracy Balabanian! Descanse em paz!"
Isabel Teixeira, que interpretará o mesmo papel de Aracy Balabanian no remake de Elas por Elas, afirmou que a atriz marcou diferentes gerações. "Fica aqui minha singela homenagem e a promessa que seguirei, como uma navegadora atenta, a rosa dos ventos desenhada por você", escreveu.
Marcelo Freixo lembrou uma das personagens mais populares da artista. "Perdemos hoje uma das rainhas da dramaturgia brasileira. Aracy Balabanian marcou gerações, adorava ver a Dona Armênia na Rainha da Sucata, uma das personagens mais marcantes da TV".
A jornalista Flávia Oliveira destacou outro trabalho marcante da atriz. "Perdemos uma gigante. Que dó. Lembro de Aracy desde a Milena, de Locomotivas, décadas antes de dona Armênia."