Esposa de Faustão, Luciana Cardoso publicou nesta segunda-feira (28) uma carta aberta falando sobre o transplante de coração pelo qual o marido passou na tarde de domingo (27). Internado desde 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ele tinha um quadro de insuficiência cardíaca.
"Ontem foi um domingo abençoado para nossa família. Desde o primeiro dia de internação de emergência já sabíamos da necessidade do transplante. Depois dos exames do painel de anticorpos e outros detalhes médicos, Fausto foi incluído na lista no dia 8 de agosto", relatou ela.
Faustão ocupava o segundo lugar na lista de espera, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. Na madrugada do domingo (27), a Central ofereceu um coração à equipe transplantadora do apresentador, que aceitou a oferta do órgão após avaliação de compatibilidade. O procedimento durou cerca de 2h30min e terminou "com sucesso".
Na carta aberta, a ex-modelo agradeceu a família do doador do órgão. "(Quero) agradecer a essa família abençoada que, em um momento de dor e sofrimento, disse 'sim' e permitiu que não só o Fausto pudesse ter mais tempo ao lado dos filhos, como tantos outros receptores que hoje estão comemorando essa superação. Fiquei muito feliz em saber que aqui, nesse mesmo hospital, uma pessoa através do SUS também recebeu desse mesmo doador outro órgão e sua segunda chance na vida."
Luciana também falou sobre como lidou com a imprensa ao longo da internação. Inicialmente, a família optou por não divulgar o quadro do apresentador, mas a informação foi anunciada ao público em 18 de agosto. "As coisas tomaram outro rumo e o transplante foi anunciado por uma rádio. Com toda transparência que nos é característica, confirmamos a notícia", contou ela, acrescentando que a partir desse momento a família recebeu "inúmeras mensagens de amor e afeto".
Por conta disso, Luciana disse que a família irá manter a página @faustaodomeucoracao nas redes sociais, que visa incentivar a doação de órgãos. "Agora, além de divulgar (a causa), essa passa a ser também uma missão de vida", afirmou ela.