Wil Wheaton, 50 anos, deu vida aos personagens Wesley Crusher, na série Star Trek, e Gordie Lachance em Conta Comigo, quando ainda era criança. Apesar do sucesso alcançado como astro mirim, o ator afirmou recentemente que não teve acesso à fortuna que acumulou durante a infância, pois os ganhos teriam sido roubados por seus pais.
A acusação foi feita em um post publicado no Instagram, no qual Wheaton comenta o apoio que recebeu do Sindicato dos Atores de Hollywood para se manter financeiramente. A declaração surge em apoio à greve liderada pela instituição.
A categoria iniciou a paralisação no dia 13 de julho, pleiteando divisões mais justas dos lucros das produções e melhores condições de trabalho. Fazendo coro às demandas exigidas pelo Sindicato, Wheaton relembrou a mobilização de 1960, destacando a importância do movimento para que ele tivesse seus direitos garantidos.
“Sem greve e acordos, os pagamentos de royalties não existiriam”, escreveu Wheaton, frisando a necessidade de a categoria lutar, mais uma vez, por seus interesses. “Os meus pais roubaram quase todos os salários que recebi durante a infância. Os meus royalties de Star Trek foram o que me restaram, me permitiram viver por duas décadas, enquanto reconstruía a minha vida”, revelou, então.
Por fim, o ator destacou o papel do Sindicato dos Atores para sua trajetória: "Eu tenho plano de saúde e pensão por causa do sindicato. Os bilionários da Associação de Produtores querem tirar essa segurança para dar ainda mais riqueza grotesca aos CEOs às custas das pessoas que fazem essa indústria acontecer".
Wheaton já havia comentado, em outras ocasiões, que sofreu diversos abusos por parte dos pais ao longo da infância. Em 2021, ele relatou ao portal Yahoo Cinema que não queria ser ator quando era criança. "Meus pais me obrigaram a fazer isso, minha mãe me obrigou a fazer. Minha mãe me ensinou a ir à agência dela e dizer ao agente infantil: 'Quero fazer o que a mamãe faz'. E através de uma combinação de abuso emocional incrível do meu pai e muita manipulação, me usando, da minha mãe, isso realmente me colocou naquele lugar", disse.
A mãe de Wheaton, Debra, também era atriz. Já o pai, Richard, trabalhava na área de saúde. Os dois nunca comentaram as acusações do filho, que também falou sobre a relação com os pais em outros posts do Instagram. Em 2019, ao compartilhar uma foto da pré-adolescência, ele escreveu: "Esse garoto estranho era tão autoconsciente sobre essas coisas, não queria fazê-las, sentia-se estranho e envergonhado com a atenção e fazia mesmo assim porque nenhum dos adultos em sua vida o ouvia".