A rivalidade das gêmeas Ruth e Raquel, ambas vividas por Gloria Pires, vai voltar às tardes da RBS TV a partir desta segunda-feira (26), em edição especial. Com um elenco estrelado que inclui nomes como Susana Vieira (Clarita), Humberto Martins (Alaor), Andrea Beltrão (Tônia), Vivianne Pasmanter (Malu) e muitos outros, Mulheres de Areia (1993) conta a história da disputa entre as duas irmãs pelo mesmo homem, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes).
Triângulo amoroso
Idênticas na aparência, mas com personalidades totalmente diferentes, Ruth é verdadeiramente apaixonada por Marcos, enquanto Raquel só pensa em conquistá-lo para melhorar de vida. Depois de passar um período dando aulas na escola primária de uma fazenda, a doce e bondosa Ruth volta a morar com a irmã e os pais Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos, 1927-1993) na fictícia cidade de Pontal D'Areia, no litoral fluminense. Também de volta à região litorânea para auxiliar nos negócios da família, Marcos logo fica encantado ao encontrar a professora e eles engatam um namoro, mas não imaginam que Raquel, extremamente ambiciosa, planeja se aproveitar da semelhança com a irmã para tentar conquistar o rapaz, de olho em sua fortuna.
Para a tristeza de Ruth, Raquel consegue se casar com Marcos. Mas a gêmea má, mesmo depois da união, continua se encontrando com seu amante, Wanderlei (Paulo Betti), dono de um caráter tão duvidoso quanto o dela. A traição é descoberta por Tonho da Lua (Marcos Frota), um artista que cria belas esculturas na areia da praia. Ardilosa, Raquel convence Marcos de que o rapaz não é uma pessoa confiável e o empresário prefere acreditar na esposa. Apesar de não estar mais sob a ameaça de Tonho, Raquel não esquece o que ele fez e passa a persegui-lo, acabando com a tranquilidade do escultor. Em meio a tudo isso, Ruth sofre por não conseguir tirar Marcos de seu coração e por vê-lo casado com a irmã, enquanto o poderoso Virgílio Assunção (Raul Cortez, 1932-2006), pai de Marcos, é contra o casamento do filho.
Escrita por Ivani Ribeiro (1922-1995) e com direção geral de Wolf Maya, Mulheres de Areia foi baseada em sua versão original, exibida em 1973, e na obra O Espantalho. A trama foi lançada na Globo em 1993, na faixa das seis, e já foi reexibida na emissora em 1996, 2011 e também em 2015 no Canal Viva.
Trilha sonora
Entre tantos motivos para cativar os telespectadores ao longo de gerações, a abertura icônica com a música Sexy Iemanjá, de Pepeu Gomes, é uma das primeiras memórias quando o assunto é Mulheres de Areia. Na abertura, a modelo Mônica Carvalho surge ora na água, ora na areia, simbolizando a oposição entre as gêmeas Ruth e Raquel. Efeitos de computação gráfica fazem com que as imagens da modelo fiquem de costas uma para a outra, até que ela se transforma numa única mulher. Outros hits embalaram a trilha sonora da novela, como os nacionais Ai, Ai, Ai, Ai, Ai (Ivan Lins), Pensando em Minha Amada (Chitãozinho & Xororó), Gita (Raul Seixas, 1945-1989) e Ovelha Negra (Os Fantasmas). A trilha internacional conta com os clássicos Easy (Faith No More), Sweat/A La La La La Long (Inner Circle) e No Ordinary Love (Sade).
Personagem inesquecível
Além da elogiada atuação de Gloria Pires, o personagem de Marcos Frota também se destacou na trama. Tonho da Lua conquistou o público com sua sensibilidade e garantiu momentos emocionantes à história. Assim como na versão de 1973, as esculturas de areia de Tonho da Lua eram feitas pelo ator Serafim Gonzalez (1934-2007), que desta vez, contava com o auxílio do filho, Daniel. Os dois chegavam três horas antes da equipe e faziam até quatro esculturas por dia.
Duplicação de imagens
Angra dos Reis e Tarituba, no Rio de Janeiro, serviram de locações para as gravações, que contaram também com uma cidade cenográfica erguida nos Estúdios Globo. Para tornar críveis as cenas em que as personagens Ruth e Raquel contracenavam, foram pesquisadas diversas técnicas de duplicação de imagem. O resultado foi o uso de sofisticados recursos tecnológicos, além de uma dublê, Graziela di Laurentis, que gravou as cenas de costas e perfil das irmãs.