A saúde do personagem rei George III gera curiosidade entre os espectadores desde a primeira temporada de Bridgerton, em que ele aparecia perdido em alucinações e saía de cena rapidamente, sem grandes explicações.
Com a estreia de Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton, na Netflix, novos detalhes sobre a vida do monarca começaram a ser revelados. Na série, Corey Mylchreest vive o rei em sua juventude, época em que casou com Charlotte (India Ria Amarteifio) e já dava sinais de confusão mental.
Embora seja uma obra de ficção, Rainha Charlotte é inspirada na história real do casal da realeza britânica. George nasceu em 1738 e foi coroado rei em 1760, função que exerceu até a morte, em 1820. O monarca nunca foi diagnosticado oficialmente com alguma doença mental, mas teve de ser afastado do trono em 1811, quando o filho mais velho, George IV, assumiu as responsabilidades como príncipe regente.
Na série, o rei George III protagoniza diversas cenas em que parece estar em episódio maníaco, falando frases sem sentido, rabiscando uma parece ou correndo pelos jardins do palácio, entre outras crises. O personagem ainda resolve se submeter a um tratamento dolorido para tentar se curar.
Na vida real, o monarca teve "surtos graves" entre 1788 e 1801, de acordo com o site oficial da família real britânica, até ser considerado permanentemente demente, em 1810. Ainda segundo o portal, historiadores médicos atribuem a instabilidade de George a uma doença hereditária chamada porfíria.
Estudos realizados nos últimos anos, no entanto, indicam que o monarca pode ter sofrido de transtorno bipolar, com episódios de mania recorrentes. Uma pesquisa da Universidade de Londres publicada em 2013 analisou cartas escritas pelo rei e apontou que ele usava frases muito longas e repetitivas, condizentes com pacientes em episódio de mania.
Os pesquisadores apontaram que os surtos de George podem ter sido provocados por momentos difíceis na vida dele, como a morte prematura da filha mais nova. Já na série, o jovem monarca tem uma crise após aparecer publicamente ao lado da esposa pela primeira vez. Assim como em Rainha Charlotte, na vida real, o rei George se isolou no Palácio de Kew, onde passou os últimos anos. Ele ficou cego e morreu no Castelo de Windsor, em 29 de janeiro de 1820.
A primeira temporada de Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton está disponível na Netflix, com produção e roteiro de Shonda Rhimes e direção de Tom Verica.