Velozes e Furiosos 10, penúltimo capítulo da saga de Dominic Toretto (Vin Diesel) e sua família, chega aos cinemas nacionais em 18 de maio. Entre os velhos conhecidos do público, o filme também traz diversas novidades para a franquia — a principal delas é Jason Momoa, o Aquaman, que será o vilão do longa-metragem e promete dar dor de cabeça para os mocinhos.
Momoa interpretará Dante, filho de Hernan Reyes (Joaquim de Almeida), traficante brasileiro que foi morto por Toretto e seus aliados em Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011). Na aventura da década passada, os protagonistas detonaram o império de operações ilegais do malvadão no Rio de Janeiro, incluindo onde ele guardava o dinheiro arrecadado — lembra daquela sequência do cofre sendo arrastado pelas ruas da Cidade Maravilhosa? Pois é.
Agora, no 10º capítulo da saga, o passado volta à tona e o filme mostra que Dante não apenas testemunhou, mas também esteve presente no drama que culminou no fim de seu pai e do império dele — ou seja, o herdeiro perdeu tudo naquele episódio. Por isso, o personagem de Momoa retorna à cena querendo vingança contra Toretto, com um plano que promete atacar diretamente a família do careca bombado.
— É o momento da minha vida. Finalmente posso ser o cara mau. Eu tenho sido o cara bom por um bom tempo — contou Momoa para a revista Variety, ao citar o seu vilão em Velozes e Furiosos 10. — Ele é bem sádico e andrógino. Ele tem um monte de problemas, definitivamente tem algumas questões com seu pai.
Em outra entrevista, desta vez para a GQ, o ator afirmou que Dante é o mais exótico dos vilões da franquia Velozes e Furiosos:
— Tem sido difícil porque as pessoas sempre pensam que eu sou apenas esse cara que interpreta (personagens machões). Mas eu quero algo novo. As coisas estão mudando e até os papéis de vilão que estou interpretando agora são excêntricos. Eu sou um pavão do mais alto nível e estou tendo o melhor momento da minha vida.
Já em conversa com a Total Film, Momoa afirmou que aceitou o papel justamente por Dante ser um personagem que não é o típico antagonista de Toretto na franquia. O ator destacou que não gostaria que a dinâmica entre eles se resumisse em "uma competição de quem é mais macho".
— Ele (Dante) sofreu muito, então ele é uma pessoa perigosa. Mas suas vibrações externas… Eu queria que as pessoas ficassem intrigadas com Dante Reyes — concluiu.
O diretor Louis Leterrier também ressaltou que Dante é diferente dos vilões anteriores da saga e que, no set, enquanto a energia de Vin Diesel era calma, "quase zen", a de Momoa era "rock and roll":
— Ele é um tipo diferente de vilão não só para a franquia. Ele é o tipo de antagonista que eu raramente vi antes em qualquer filme, o homem que estudou seu inimigo quase como um fã obcecado. E também é o oposto polar de Dom. Ele é todo colorido e extravagante. É o ying e yang, o Cristo e o Anticristo, o anti-Dom.
"A trama de Dante espalhará a família de Dom de Los Angeles às catacumbas de Roma, do Brasil a Londres e de Portugal à Antártida. Novos aliados serão forjados e velhos inimigos ressurgirão. Mas tudo muda quando Dom descobre que seu próprio filho de oito anos é o alvo final da vingança de Dante", descreve a sinopse do novo filme.
Apesar do destaque para Momoa, o longa ainda conta com as adições de Daniela Melchior, Brie Larson, Alan Ritchson e Rita Moreno no elenco. Entre os velhos conhecidos da franquia, retornam Vin Diesel (Dominic Toretto), Sung Kang (Han), Michelle Rodriguez (Letty), Tyrese Gibson (Roman), Ludacris (Tej), Jordana Brewster (Mia), Charlize Theron (Cipher), Nathalie Emmanuel (Ramsey), Jason Statham (Deckard Shaw), John Cena (Jakob Toretto) e Helen Mirren (Queenie).