A poucos capítulos do fim, Travessia começa a desfazer os intrincados nós que atormentam a vida de algumas personagens. Duas, em especial, terão revelações fundamentais para seus destinos: Brisa (Lucy Alves) e Chiara (Jade Picon).
A maranhense precisa desvendar o mistério dos exames de DNA que mostraram não ser ela a mãe de Tonho (Vicente Alvite). Brisa terá uma ajuda surpreendente para ter as respostas de que precisa. Bia (Clara Buarque) ouvirá a “rival” falando sobre a cigana ter dito:
– Se estava no destino da pessoa nascer e ela não nasceu... De algum jeito ela mostra presença no mundo.
Bióloga, a moça matará a charada, dizendo que Brisa tinha um irmão gêmeo que não se formou, mas cujo DNA se misturou ao dela. Será a filha de Brisa com Oto (Romulo Estrela) a chave para comprovar essa teoria.
No metaverso
Chiara, por sua vez, descobrirá a verdade sobre sua origem de forma inusitada. Em uma viagem ao metaverso, ela se encontrará com a mãe, Débora (Grazi Massafera), e terá a confirmação de que é filha de Moretti (Rodrigo Lombardi). Ainda sobre a patricinha, fica a dúvida sobre o destino da criança que ela está esperando: dará mesmo à adoção ou deixará aos cuidados de Guerra (Humberto Martins)?