Eliminada do BBB 23 na noite de terça-feira (18), Domitila Barros reviu sua trajetória no reality durante participação no Mais Você, na manhã desta quarta (19). A ativista social tomou café com Ana Maria Braga e lamentou sua saída do programa, a sete dias da final.
— É aquele sentimento de que você lutou tanto, chegou tão pertinho... e não foi. Mas eu tô sentindo que mesmo assim foi uma jornada muito bonita — afirmou ela.
Domitila foi Miss Alemanha em 2022, em um concurso reformulado que avaliou o impacto social, a diversidade e o empoderamento feminino das candidatas. O BBB, porém, era o maior sonho da pernambucana, que sempre quis ser artista.
— Meu sonho sempre foi trabalhar na Globo e ser amiga de Taís Araujo — brincou ela. — Eu sempre sonhei em poder deixar minha marca na minha terra. O BBB me inspirou em muitos momentos da minha vida, eu vejo como uma plataforma de histórias reais.
Domi disse que, apesar da eliminação, sente-se orgulhosa de sua trajetória.
— Eu sabia que eu nunca poderia acessar tantas pessoas com a minha história quanto ali dentro. (...) Eu fui Miss por um ano, mas favela venceu por 38 anos. Eu queria mostrar isso: é isso que a favela traz para o Brasil, é isso que a favela traz para o mundo. Sonhar às vezes é muito grande para muitas pessoas, mas é preciso.
A ativista ficou surpresa ao ver um vídeo de Ricardo e Sarah dizendo que ela não era "uma grande jogadora".
— Eu entendo essa necessidade dele de fazer esse tipo de argumentação. Tínhamos jogos totalmente diferentes. Eu briguei com muita gente, porque eu nunca conseguia ficar fazendo coisas para não ir ao paredão — disse ela. — Se eu fosse essa jogadora tão ruim, não teria chegado tão longe. Não é sobre narrativas, é sobre o jogo e situações que o jogo nos coloca.
Resposta a críticas
Domitila também comentou sobre as críticas feitas por Larissa e Bruna Griphao sobre o seu ativismo social em prol do empoderamento feminino. Em certa ocasião, a pernambucana disse que a catarinense teria muitos pretendentes ao sair do reality e, quando Larissa retornou pela repescagem, criticou a postura dela às aliadas.
— Nunca precisei construir uma narrativa que não fosse baseada em fatos reais. Sororidade e empoderamento feminino não são hashtags. Vinte e três anos de uma luta diária não podem ser isentos por causa de uma fala.
Ela também comentou sobre ser alguém que "incomodava" os oponentes:
— Quando falavam que eu era biscoiteira, que eu queria me mostrar, eu falava: "Eu vim para o BBB para isso". Eu não vim para o BBB para me esconder, vim para cantar, atuar, dar o meu nome: Domitila Barros. Pode dizer que não gostou de mim, mas falar que não me viu... não vai poder falar — declarou. — Não fui para fazer novas amizades, nem para ser perfeita. Fui para ser real.
Quem já deveria ter saído do programa, segundo ela, é Aline Wirley, pois "não movimenta o jogo". A maior decepção para ela foi Fred, com quem dividiu o quarto branco da edição.
— Mesmo (entre) as pessoas que eu tive mais atrito, ele foi a pessoa que mais teve dificuldade de ter essa abertura para mim. Foi algo que me decepcionou um pouco (...) Teve algumas situações que eu via que ele não tava se jogando no jogo, uma posição até arrogante.