Aconteceu tanta coisa no BBB 23 que é até difícil de lembrar. A edição que chega ao fim nesta terça-feira (25) trouxe uma série de dinâmicas inéditas que serviram para apimentar o jogo, mas também precisou lidar com imprevistos que quase atrapalharam o andamento da disputa.
Da casa de vidro até a entrega do prêmio de R$ 2,88 milhões, o maior do reality show até aqui, muitos elementos marcaram a edição de número 23 do Big Brother Brasil. Foi uma edição que fez história antes mesmo de começar, literalmente. GZH relembra o que marcou o programa.
Nove fatos que marcaram o BBB 23
1. Casa de vidro
Uma semana antes da estreia oficial, em 16 de janeiro, uma casa de vidro foi instalada em um shopping da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com quatro candidatos disputando duas vagas para entrar no programa. A dinâmica em si não era uma novidade, mas foi a primeira vez que a casa de vidro apareceu antes da estreia.
Os candidatos eram Gabriel, Giovanna, Manoel e Paula. Os quatro foram submetidos a uma votação do público na qual Gabriel e Paula levaram a melhor. Com a vitória, eles entraram definitivamente no reality show.
2. Duplas
Gabriel e Paula passaram juntos pela porta da casa mais vigiada do Brasil. Literalmente, pois outro ineditismo do BBB 23 foi a dinâmica inicial em duplas. Ligados por um cordão, os participantes disputaram a primeira semana do jogo dois a dois.
Com exceção de Gabriel e Paula, as demais duplas foram escolhidas por meio de votação do público, que elegeu um camarote e um anônimo. No total, 11 duplas foram formadas.
3. Paredão atípico
A dinâmica englobou até mesmo o primeiro paredão, que foi disputado por duas duplas: Gustavo e Key Alves de um lado, Marília e Fred Nicácio de outro. A dupla que levasse a pior seria desmembrada em uma segunda fase da berlinda, na qual o público precisaria escolher entre um dos integrantes para eliminar de vez. Foi o que ocorreu com Marília e Fred Nicácio.
A maquiadora e o médico perderam a disputa contra Key e Gustavo e passaram dois dias em um quarto secreto, aguardando que a votação do público definisse qual deles voltaria ao jogo e qual sairia de vez. Marília acabou levando a pior e foi a primeira eliminada do BBB 23, enquanto Fred Nicácio voltou para a casa mais vigiada do Brasil. A dinâmica também foi uma novidade no reality.
4. Desistência
Deixando um pouco de lado os ineditismos, o BBB 23 voltou a contar com o chamado botão da desistência, mecanismo que, em momentos determinados pela produção, pode ser acionado caso algum participante deseje encerrar espontaneamente sua participação no programa. O dispositivo já havia aparecido na edição anterior e foi utilizado por Tiago Abravanel para desistir da competição. No BBB 23, foi a vez de Bruno Gaga.
O brother não estava bem havia alguns dias e chegou a ter crises de pânico no reality show, até que decidiu apertar o botão e desistir. A atitude comoveu os participantes. Houve quem tentasse convencer o brother a voltar atrás, mas a dinâmica era clara: se apertar o botão, está fora. Bruno, então, deixou o BBB 23 através do confessionário.
5. Expulsões
O alagoano não foi o único a sair pela porta dos fundos. Além dele, Cara de Sapato e MC Guimê também deixaram o programa desta forma, mas expulsos. Os dois foram desclassificados do BBB 23 por assediarem a mexicana Dania Mendez, que participou de um intercâmbio entre o Big Brother Brasil e o La Casa de Los Famosos.
Os dois foram expulsos durante o programa ao vivo, na frente dos demais competidores, em um momento que entrou para a história do reality e chocou os confinados. Entre eles, Dania Mendez, que ficou bastante abalada, o que levou os espectadores a criticarem a forma como a situação foi conduzida pela produção do BBB.
6. Intolerância religiosa
O episódio acendeu o debate sobre assédio na edição, mas esta não foi a única pauta que ganhou notoriedade por meio do programa. Racismo e intolerância religiosa também foram discussões que marcaram o BBB 23, sobretudo após comentários preconceituosos feitos por Cristian, Gustavo e Key Alves a respeito da religião de Fred Nicácio, que é candomblecista.
O episódio ocorreu quando Cristian, ao ver Nicácio em pé no quarto durante a noite, supôs que ele estaria fazendo algum tipo de oração e associou a fé do brother a algo maligno. O gaúcho contou o ocorrido para Gustavo e Key, que endossaram a visão preconceituosa a respeito da religião. Evidentemente, os comentários repercutiram de forma negativa fora da casa. Tadeu Schmidt chegou a fazer um discurso sobre intolerância para os brothers, mas, na ocasião, os confinados não entenderam muito bem a motivação da fala.
7. Repescagem
Os participantes só tomaram conhecimento do que havia ocorrido após a volta de Fred Nicácio e Larissa ao programa. Os dois foram eliminados, mas retornaram por meio de uma dinâmica inédita no reality: a casa do reencontro, que reuniu todos os eliminados da edição para disputarem duas vagas de repescagem. A decisão de quem receberia a segunda chance ficou nas mãos do público.
Os vencedores da votação foram Fred Nicácio e Larissa. Eles voltaram ao jogo com o privilégio de saber como estavam as coisas fora da casa e compartilharam algumas informações com os confinados — entre elas, o episódio de intolerância religiosa. Nicácio, porém, não durou muito tempo no programa após a volta. Diferentemente de Larissa, que faz parte de mais uma marca do BBB 23.
8. Final feminina e desértica
A sister repescada foi a quarta colocada do reality, sendo eliminada no último paredão da edição. Com isso, restaram Aline, Amanda e Bruna na disputa pelo título de campeã. As três protagonizam uma final totalmente feminina, algo que não é inédito no reality, mas também marca a edição.
Todas as finalistas pertencem ao mesmo grupo. Em uma temporada que foi marcada do início ao fim pela rivalidade entre os quartos deserto e fundo do mar, ter três representantes de um mesmo lado na final é um dado curioso. Simboliza, depois de meses de arranca-rabos, a vitória do deserto sobre o fundo do mar.
9. Maior prêmio da história
A campeã escolhida pelo público levará para casa a bagatela de R$ 2,88 milhões. É o maior prêmio da história do Big Brother Brasil, por conta de outra dinâmica inédita.
A cada paredão, os participantes eram desafiados a palpitar sobre quem seria eliminado. Os acertos rendiam valores a mais no montante a ser faturado pelo vencedor do BBB 23, além dos depósitos extras do patrocinador do prêmio. Com o reality em vias de chegar ao fim, resta saber quem vai encher os bolsos na noite desta terça-feira.