A formação do 16º paredão mexeu com as emoções dos participantes do BBB 23. A dinâmica, que ocorreu logo após a eliminação de Sarah Aline, acabou por emparedar Amanda, por indicação do líder Ricardo, Domitila, pelos votos da casa, e Larissa, pelo contragolpe de Domi.
Larissa ficou bastante abalada após o encerramento do programa ao vivo. Ela chegou a desabafar com as amigas sobre seu medo de ser eliminada novamente, pois sabe que Amanda e Domitila são as participantes mais queridas do público — a descoberta foi feita quando a sister saiu do confinamento, após eliminação, e depois voltou na repescagem.
— Me dá muito receio porque, querendo ou não, são duas pessoas (Amanda e Domitila) que, desde que eu entrei, eu falei que acreditava que tinham muito potencial. Estou falando do meu coração. Desde quando eu entrei aqui, eu falava para o Fred Nicácio que a Domitila tinha muitas chances aqui. Ela é a favorita do público. E a Amanda, desde a seletiva, sempre falei que tinha muito potencial. E eu vou para o paredão com as duas — desabafou Larissa.
Justificativa de indicação
Quem também ficou incomodada com a berlinda foi Amanda. A médica questionou os argumentos usados por Ricardo para indicá-la. Ao escolher a sister para ir ao paredão, ele afirmou que Amanda sempre reclamou de não ser ouvida no jogo, mas nunca se posicionou de forma assertiva, aceitando votar com o grupo, mesmo contra a vontade própria.
Amanda disse que não reclama mais disso e acusou o brother de ter levantado uma questão antiga para justificar a indicação.
— Isso foi na primeira semana. Nunca mais fiquei repetindo isso — disse ela sobre as reclamações citadas por Ricardo na formação do paredão.
— Não, Amanda, você trouxe. Tanto que Tadeu trouxe para você no jogo da discórdia — rebateu ele.
— Sim, mas eu falei para você alguma vez de novo? — questionou a sister.
— Você sempre falou. Quando a Lari voltou, a gente já conversou várias vezes que você não era ouvida. Você já falou isso para mim. Amanda, desculpa — declarou Ricardo.
— Eu falei que existiam situações que me ativavam. Falei da questão de achar que o Sapato falava e que eu não falava. Não é uma reclamação que fico contando para você — afirmou ela. — Eu tenho meus posicionamentos, sei me posicionar. Não é à toa que me posicionei a favor de você muitas vezes.
Amanda disse não ter problema com a indicação ao paredão, mas confessou que sentiu dificuldade de entender a justificativa do biomédico.
— Não acho ruim você me indicar, faz parte do seu jogo. Eu só estou querendo entender a justificativa. Eu votaria em você, qualquer uma das meninas. Faz muito tempo que você não está mais jogando com a gente. Eu me posicionei antes mesmo das pessoas saírem. Me posicionei para colocar algumas pessoas no paredão que, inclusive, saíram. Precisei muitas vezes abaixar a bola, mas porque isso também é estratégia — disse a médica.
— Aí é o X da questão: porque você sempre foi alvo. Amanda, quando falo isso, eu não trouxe argumento de lá do passado. Já ouvi de você agora no presente falando isso, o Tadeu trouxe num dos paredões que você foi recentemente, mas o meu questionamento é: o que ela fez para ter voz? — explicou Ricardo.
Domitila inconformada
Já para Domitila, o que pesou mais foi a eliminação de Sarah, não a indicação ao paredão pelos votos da casa. A ativista social ficou preocupada com a sequência de paredões que estão sendo vencidos pelas sisters do quarto deserto, resultando na eliminação de membros do fundo do mar.
Prevendo que pode ser eliminada nesta terça, a pernambucana julgou injusto o rumo que o jogo está tomando nesta reta final. Ela desabafou com Ricardo sobre o assunto.
— Entender agora que, se pá, é um Top 5 só do deserto é, pra mim, muito absurdo. Por tudo que passei nesse jogo, é muito absurdo. Querendo ou não, nós somos agora aliados, mas você, originalmente, é do deserto. Se volta Larissa e Amanda, é um Top 5 só do deserto — refletiu ela. — Se volta, por exemplo, eu e Larissa, é um Top 5 com Bruna, Larissa, Aline, eu e você. Se volta eu e Amanda, aí é Bruna, Aline, Amanda, eu e você. É um Top 5 muito longe de tudo que podia imaginar.
Ricardo concordou que não seria justo que somente as sisters do deserto fossem para a final.
— Me desculpa, se existir um Top 4 só com as quatro ou um Top 3 com algumas das quatro, eu entrei na edição errada — disse ele.
— Você está entendendo que é o que já está acontecendo com a volta repetitiva? — perguntou Domitila, referindo-se aos paredões que as sisters vêm vencendo.
— Eu entrei querendo jogar. Sei que errei jogando, óbvio, sei que tenho motivos para sair do programa. Nenhum paredão meu foi confortável, mas o que poderia fazer de melhor? Calar a boca? Não errar falando? Porque eu erro direto — analisou Ricardo.