A quinta-feira (9) à noite é da tradicional prova do líder no BBB 23. Desta vez, habilidade e resistência definem a nova liderança. Apenas 10 jogadores participaram da dinâmica, pois Fred e Domitila, que estavam no quarto branco, ficaram de fora. Como última tarefa do seu reinado, Fred vetou Cezar Black de concorrer na disputa.
Os participantes formaram duplas: MC Guimê e Ricardo, Amanda e Cara de Sapato, Larissa e Bruna, Marvvila e Gabriel, Sarah e Aline. O jogo proposto consistiu em encontrar caixas numeradas e entregar ao parceiro dentro do tempo de cada rodada. Vencia a dupla que permanecesse mais tempo na prova.
Prestes a completar uma hora de disputa, a dupla formada por Aline Wirley e Sarah Aline foi a primeira a ser eliminada. Elas sortearam a consequência de não participar da próxima prova do líder.
A segunda dupla eliminada foi a composta por Bruna Griphao e Larissa. Como consequência, as duas estão na xepa.
Já por volta das 4h40min desta sexta-feira (10), Gabriel Santana e Marvvila foram eliminados. Eles não poderão comprar o poder curinga como punição.
Às 5h15min, duas duplas seguiam resistindo: MC Guimê e Alface e Amanda e Cara de Sapato. Uma hora depois, Amanda não apertou o botão para concluir a rodada, tornando MC Guimê e Ricardo os vencedores da prova.
Da dupla vencedora, apenas um jogador poderá ficar com a liderança, enquanto o outro ganhará R$ 20 mil para usar no app da marca patrocinadora. A consagração deve ser realizada no programa ao vivo desta sexta-feira.
Como foi a semana
Na quinta-feira anterior, Fred foi o vencedor da prova do líder e indicou Sarah Aline direto para o paredão, com a justificativa de tentar proteger Marvvila e por achar que, assim, Key tinha mais chances de ser eliminada, já que considera Sarah mais forte.
Na formação do paredão, os integrantes foram divididos em dois grupos. A turma azul indicou Domitila Barros e o grupo amarelo empatou os votos entre Marvvila e Larissa. Fred salvou Larissa, levando Marvvila ao paredão, mas ela se salvou na prova bate-volta, junto com MC Guimê, que foi o contragolpe de Cezar, que se salvou no Big Fone.
Key Alves, que já estava indicada por MC Guimê, que atendeu o Big Fone anteriormente, completou a lista de indicados. Na terça-feira (7), Key foi eliminada com 56,76% dos votos.