Falecida na manhã desta quinta-feira (2), Gloria Maria concedeu uma entrevista em 10 de junho de 2021 ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, em que falou sobre a saúde após se recuperar da cirurgia que fez no cérebro, em 2019, para remover um câncer. Na ocasião, ela já havia realizado sessões de radioterapia e ainda estava fazendo imunoterapia.
— Foi um período realmente horrível da minha vida, mas ao mesmo tempo, foi incrível porque eu tive essa proximidade da fé, eu tive essa coisa de acreditar — contou a jornalista. — Em nenhum momento eu fiquei perguntando: "Ai meu Deus, por que comigo? Ai, o que que está acontecendo?". Não, eu digo: "Só Deus pode dizer se eu vou sair dessa ou não, vou relaxar e me entregar". E foi o que eu fiz.
Gloria Maria contou que, na mesma época, a mãe dela faleceu. E assim que se recuperou da cirurgia e de uma infecção no pulmão, veio a pandemia.
— Não perdi a fé em nenhum momento, não fiquei numa tragédia grega em nenhum momento — ressaltou a jornalista. — Aí, bom, eu parei. Mas o mundo parou também.
De acordo com a jornalista, o período não foi de lamentações e, sim, de aprendizados. Além de ter redescoberto sua vida doméstica, da qual nunca conseguiu desfrutar por conta do trabalho e das viagens, Gloria se tornou "inseparável" de suas duas filhas.
— Eu estou descobrindo um mundo que eu já não sabia que existia, que é o meu espaço em casa. Viajei o mundo todo, trouxe objetos lindos, de tudo quanto era lugar, que eu não tinha tempo nem de olhar. Agora, eu tô tendo esse espaço. Eu lamento a tragédia da pandemia, mas ao mesmo tempo agradeço, porque tá sendo um tempo em que eu estou aprendendo de novo a viver.
Quando deu a entrevista, Gloria Maria havia recém tomado a segunda dose da vacina contra o coronavírus. Como jamais revelou a idade, e imaginando que seria perguntada sobre a faixa etária na qual se vacinou, Gloria tratou logo de explicar que tomou o imunizante como voluntária de um estudo clínico.
— Foi uma das melhores sensações da minha vida — descreveu. — Para mim, foi uma libertação. Foi um momento assim: "Meu Deus do céu, estamos vendo luz no fim do túnel".
A apresentadora também havia voltado recentemente a trabalhar na apresentação do Globo Repórter.
— Agora estou livre, leve e solta. Então, assim, a felicidade até existe — brincou.