O ator Pedro Paulo Rangel será velado nesta quinta-feira (22), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Aberta ao público, a cerimônia de despedida será realizada das 10h às 13h. A informação foi confirmada pela família ao portal g1.
Já a cremação, no Cemitério da Penitência, na Zona Portuária do Rio, será feita após o velório e de forma fechada para amigos e familiares.
Após internações sucessivas provocadas pela doença pulmonar obstrutiva crônica, o ator Pedro Paulo Rangel morreu na madrugada desta quarta-feira (21). Aos 74 anos, o artista estava internado no Rio de Janeiro. Ele foi entubado em 11 de dezembro. No dia 14, chegou a ter os sedativos suspensos, apresentando uma breve melhora.
Carreira
A estreia de Pedro Paulo Rangel na TV foi com a novela Super Pla', de 1970, na TV Tupi, em que fez um garçom e atuou com a colega de teatro Marília Pera. Em 1972, enquanto atuava em outro espetáculo, um diretor da TV Globo viu seu trabalho e logo Rangel estava na pele de Gastão, da novela Bicho do Mato.
O ator também ficou marcado por abrir as portas para o nu masculino na novela Gabriela, em 1975. O sucesso foi tanto que, no mesmo ano, ganhou seu primeiro protagonista na curta novela O Noviço, interpretando Carlos. No ano seguinte, viveu o galã Dirceu, em Saramandaia.
Nos anos 1980, Rangel se dedicou ao cinema, passando um período longe das novelas. Nessa fase da carreira, atuou em filmes como Menino do Rio (1982) e Prova de Fogo (1980) e foi premiado pela atuação nos espetáculos A Aurora da Minha Vida e Machado em Cena, ambos apresentados no Rio de Janeiro.
Em 1988, o ator passou a integrar a segunda temporada de TV Pirata, considerado um marco em humorísticos da TV. No mesmo ano, retornou às novelas em Vale Tudo, além de fazer sua primeira minissérie, O Primo Basílio.
Outro papel de destaque em sua carreira foi Adamastor, de Pedra Sob Pedra. O ator chegou a descrever o personagem como um "experimento" que o deixou "no fio da navalha", pois personagens homossexuais eram incomuns nos folhetins nos anos 1990.
Rangel ainda atuou em produções de sucesso como A Indomada (1997), O Cravo e a Rosa (2000-2001) e A Muralha (2000). Seu último papel em novelas foi em 2012, em Amor Eterno Amor. Ele ainda teve participações em obras como Você Decide, A Diarista, Os Aspones e Sob Nova Direção, além de A Grande Família, contracenando mais uma vez com Nanini.
Nos últimos meses, ele estava em cartaz com a peça O Ator e o Lobo na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, mas precisou cancelar a temporada por conta da doença.