O ator Pedro Paulo Rangel, 74 anos, internado desde novembro no centro de terapia intensiva (CTI) da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro (RJ), começou a despertar nesta sexta-feira (16), relatou a instituição de saúde. O artista está tratando uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar e estava entubado desde o final de semana. As informações são do g1.
"Nesta sexta-feira (16), a equipe médica irá iniciar a avaliação para retirada do respirador. A resposta à infecção é positiva e sustentada nos últimos dias, porém houve alteração da função renal. O quadro permanece grave", afirmou a unidade de saúde à publicação.
Na quarta (14), os médicos já haviam comunicado aos familiares do artista que suspenderam os medicamentos sedativos do tratamento.
Rangel foi internado em 30 de outubro e precisou ser transferido para o CTI em 6 de novembro, tendo sido entubado no último domingo (11). Aos 74 anos, o ator enfrenta um quadro de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), causada pelo tabagismo. Ele foi diagnosticado em 2002, quatro anos após parar de fumar.
Em maio, o ator desmentiu boatos de que não estava conseguindo mais trabalhar por conta da doença.
— Isso absolutamente não me impede de trabalhar — afirmou na ocasião. — Eu tomo remédios, tenho uma rotina. Faço fisioterapia. Eu só não posso andar muitos metros, não consigo, me dá falta de ar. Mas no palco eu ando perfeitamente.
Rangel teve de cancelar a temporada da peça O Ator e o Lobo, que havia reestreado nos últimos meses, por conta da doença. O artista tem uma longa carreira na TV, tendo participado de novelas de sucesso como O Cravo e a Rosa, que foi reexibida recentemente na Globo.