A equipe da série The Crown, da Netflix, estaria revoltada com a decisão da produção de filmar uma cena representando a princesa Diana dentro de um caixão, no funeral dela. De acordo com informações dos jornais Daily Mail e The Sun, a sequência deve estar em episódio da sexta e última temporada da série.
Conforme as publicações, a produção irá retratar os paramédicos tentando salvar a vida da princesa de Gales, vivida por Elizabeth Debicki, após o acidente de carro que causou a morte dela em 1997, em Paris, na França. O episódio em questão também deve incluir uma cena do então príncipe Charles (Dominic West) chorando no funeral da ex-esposa e se descontrolando ao perceber que Diana estava sem um dos brincos no caixão.
Fontes que estiveram no set de filmagem afirmaram que membros da equipe ficaram indignados com a forma com a qual as sequências foram gravadas. Eles esperam que as informações sobre as cenas levem o público a protestar contra o uso das imagens para que elas sejam cortadas da produção.
"O príncipe Charles entra na sala e está em lágrimas. Em sua histeria, ele percebe que Diana está sem um brinco. É tudo em que ele pode se concentrar enquanto o luto o envolve", descreve uma fonte. "Charles diz às autoridades francesas: 'Vocês precisam encontrar esse brinco. Ela adorava aquele brinco', em cenas terrivelmente perturbadoras", seguiu o relato. "Os chefes exageraram para conseguir audiência. Todos ficaram muito desconfortáveis ao fazer a filmagem. É obsceno e deveria ser banido da transmissão", completou.
Outra fonte se preocupou com o impacto das cenas para os filhos de Diana, príncipes William e Harry. "Houve conversas no set entre os membros do elenco visivelmente chateados com o que estavam sendo solicitados a fazer. Muitos acreditam que deve-se fazer barulho para proteger Wills e Harry, em particular, de mais transtornos".
A produtora da série afirmou que a morte da princesa Diana será retratada "com o maior respeito e cuidado", mas não forneceu detalhes sobre as gravações. The Crown, que mostra a trajetória da rainha Elizabeth em seu reinado, deve ter sua última temporada disponibilizada em 2023.