Mar do Sertão é uma novela única sob vários aspectos. Além de ressaltar a cultura, o sotaque e a paisagem do sertão nordestino, a trama apresenta personagens adoráveis, mesmo aqueles que não são exemplos de honestidade. Em meio a vários tipos divertidíssimos, desponta a figura do malandro Timbó, interpretado por Enrique Diaz, que apronta desde o início da história. Mas como não amar?
Ele vive fugindo do trabalho, se fingiu de padre e, ultimamente, resolveu vender água benta milagrosa, enganando muitos desavisados. Tereza (Clarissa Pinheiro) já perdeu a paciência e expulsou o marido de casa. Nem Padre Zezo (Nanego Lira) quer ouvir falar no nome do malandro, e com toda a razão. O que salva Timbó são sua lábia e o carinho dos amigos de Canta Pedra, que de um jeito ou de outro, sempre acabam perdoando suas peripécias.
Versátil
Quem vê Enrique Diaz tão à vontade como o malandro nordestino nem se lembra que há pouquíssimo tempo ele estava em outro bioma bem diferente da caatinga. No início do ano, participou de Pantanal, como Gil, pai de Juma (Alanis Guillen). Em comum entre os dois personagens só mesmo o talento do ator, capaz de brilhar em qualquer papel.