Depois de mais de três décadas, estreia nesta sexta (5), na Netflix, a primeira adaptação de Sandman, quadrinhos de Neil Gaiman publicados pela DC entre 1988 e 1996. Com uma trama recheada de mitos e fantasia que inclui personagens como Sonho, Morte, Desejo e Desespero, a HQ se tornou um sucesso — para se ter ideia, foi a primeira a entrar na lista dos best-sellers literários do The New York Times.
Passados todos esses anos, a série homônima chega ao público com algumas modificações em relação aos quadrinhos. A mais visível é que, agora, os personagens são mais diversos, em consonância com o que tem se observado em produções recentes.
Apesar de terem motivado críticas por parte de alguns fãs, as mudanças foram comandadas pelo próprio Gaiman, que colaborou de perto com o showrunner Allan Heinberg. Ao Estadão, o quadrinista disse que a ideia era ampliar possibilidades:
— Olhávamos os quadrinhos e perguntávamos: "Aqui temos um homem branco. Ele precisa ser homem? Precisa ser branco?" Às vezes a resposta era sim. E às vezes, não.
Confira quem é quem na série:
Sonho/Morpheus
Escolhido entre mais de 200 atores, o britânico Tom Sturridge interpreta Sonho, também chamado de Morpheus em Sandman. Rei do mundo dos sonhos, o personagem ficou preso por mais de um século e, livre, vê que seu reino passou por muitas transformações. Agora, ele embarca em uma jornada para restaurá-lo e recuperar seus artefatos perdidos — a algibeira (onde guarda a areia dos sonhos), o elmo e o rubi.
"Sonho precisa encarar uma jornada por diferentes mundos e tempos e reparar os erros que cometeu durante sua vasta existência, revisitando velhos amigos e inimigos, e conhecendo novas entidades cósmicas e humanas", diz a sinopse divulgada pela Netflix.
Morte
Diferentemente dos quadrinhos, na série a Morte é uma personagem negra. Ela será interpretada por Kirby Howell-Baptiste, conhecida por Killing Eve, The Good Place e Barry, e, ao contrário do que pode parecer, passa longe de ser amedrontadora. Por ter a missão de encontrar as pessoas no início e no fim da vida, Morte é sábia e afável.
— Na maioria das vezes, quando vemos uma representação da morte, é tão focada no fim. Mas esse personagem diz: "Eu estava lá no começo e estarei lá no final". A morte nasce da vida — refletiu a atriz, ao Entertainment Weekly.
Morte é a irmã mais velha dos Perpétuos — grupo de criaturas imortais que controlam vários aspectos do universo. Ela é também a mais próxima a Sonho, muitas vezes lhe dando conselhos importantes.
Desejo
Artista não-binário, Mason Alexander Park interpreta Desejo em Sandman. Assim como nos quadrinhos, a personagem não tem gênero definido, e é extremamente atraente — dado que é a personificação do desejo.
Desespero
Donna Preston é Desespero, irmã gêmea de Desejo. Descrita como a mais sombria dos Perpétuos, a personagem domina os sentimentos humanos de desesperança, tristeza e ansiedade.
Lucifer
Conhecida por ter vivido Brienne em Game of Thrones, Gwendoline Christie é Lucifer em Sandman. Andrógena nos quadrinhos, a personagem era idêntica a David Bowie mas, agora, será uma mulher — mantendo as mesmas características físicas.
Lucienne
Outra personagem que foi transformada em mulher na série é Lucien, que agora se chama Lucienne e é interpretada por Vivienne Acheampong. Guardiã do Sonhar, ela é responsável por cuidar de uma biblioteca que contém bilhões de livros nunca escritos, apenas sonhados.
O Coríntio
Boyd Holbrook vive O Coríntio, um pesadelo criado por Sonho que se rebela contra ele. Assustadora, a personagem tem pequenos dentes no lugar dos olhos e, segundo a Netflix, "deseja saborear tudo o que o mundo reserva."
Johanna Constantine
Quem espera encontrar Keanu Reeves no papel de John Constantine irá se decepcionar. Em Sandman, Jenna Coleman faz Johanna Constantine, que nos quadrinhos é uma ancestral do anti-herói. Na série, ela será uma necromancer e detetive do oculto que investiga o mundo de Sonho.
Segundo Gaiman, a mudança fez sentido na história. "O roteiro ficou mais brilhante, mais vigoroso e, de certa forma, ainda mais divertido" escreveu o autor, em seu blog. "Jenna Coleman nos deu a Johanna dos nossos sonhos — durona, brilhante, complicada, assombrada e provavelmente condenada."
Roderick Burgess
Outro ator conhecido dos fãs de Game of Thrones é Charles Dance, o Tywin Lannister, que agora vive o mago Roderick Burgess em Sandman. Em 1916, ele captura Sonho por engano, quando queria aprisionar a Morte para pleitear a ressurreição de seu filho.
Rose Walker
Nos quadrinhos, Rose Walker é uma menina branca, mas agora é negra. Interpretada por Vanesu Samunyai, a personagem está em uma busca do irmão desaparecido e, segundo a Netflix, "encontra uma família que não sabia que tinha e uma conexão com o Sonho que nenhum deles pode escapar".
John Dee
Filho de uma antiga paixão de Roderick Burgess, John Dee terá papel decisivo na primeira metade da série. Segundo a Netflix, o personagem, "enlouquecido há muito tempo, está em busca da verdade que pode destruir o mundo". O personagem é vivido por David Thewlis, o professor Lupin de Harry Potter.