"Tudo começou com a forja dos grandes anéis", explica Galadriel no prólogo de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), de Peter Jackson, filme que deu início a uma das mais bem-sucedidas franquias cinematográficas da história. A sequência, de pouco mais de sete minutos, resume milênios inteiros da Terra Média, o universo fictício criado por J.R.R. Tolkien onde se passa a trilogia — e pode ser um bom ponto de partida para quem está perdido sobre os rumos da nova série Os Anéis de Poder, com estreia mundial em 2 de setembro no Amazon Prime Video.
Dos grandes anéis de poder forjados, narra a personagem na cena em questão, três foram dados aos reis-elfos, imortais, sábios e belos; outros sete foram entregues aos senhores-anões, grandes mineradores e artífices nas montanhas; e nove foram presenteados à raça dos homens mortais, que acima de tudo, desejam o poder. "Mas todos foram enganados", segue Galadriel, "pois outro anel foi feito. Na terra de Mordor, nas chamas da Montanha da Perdição, Sauron, o Senhor do Escuro, forjou em segredo um Anel-Mestre para controlar todos os outros. E neste anel ele derramou sua crueldade, malícia e vontade de dominar todas as formas de vida".
A partir daí, os filmes de O Senhor dos Anéis acompanham um período conhecido como final da Terceira Era da Terra Média, marcada pela luta derradeira contra Sauron, o Senhor do Escuro, a saída dos últimos elfos do mundo dos mortais e o retorno do rei a Gondor, que dá início à Quarta Era, um período dominado pelos homens.
A série, enquanto isso, tomará o caminho contrário. Como exatamente tais anéis foram forjadas, quais eram seus poderes, como Sauron foi capaz de enganar os maiores reis da Terra Média e transformar os anéis em uma ferramenta para o mal, são algumas das questões que devem ser elucidadas pela trama de oito episódios, lançados semanalmente na plataforma de streaming.
Para tratar de tais desventuras, a produção será ambientada milênios antes dos eventos vistos nos seis filmes de Peter Jackson, em um período conhecido como Segunda Era da Terra Média na mitologia de Tolkien. Além da forja dos anéis por Sauron, essa época é marcada pela queda de uma espécie de Atlantis do universo tolkiano, a próspera ilha de Númenor, também vítima da corrupção dos homens.
História
Diferentemente da trama dos filmes, as informações do período que será retratado pela série estão espalhadas em diversas obras de Tolkien, que não chegou a publicar em vida todo o material que escreveu sobre seu universo imaginado. É possível ler relatos sobre Númenor e a Segunda Era em O Simarillion, Contos Inacabados e nos apêndices de O Retorno de Rei, por exemplo, entre outras obras que chegaram ao público graças ao trabalho do filho do escritor, Christopher Tolkien, que organizou os rascunhos do pai e os publicou ao longo dos anos.
Enquanto ainda há suspense sobre exatamente qual será a história da nova produção da Amazon, as primeiras imagens reveladas em trailers mostram Galadriel (interpretada na série por Morfydd Clark) lutando para evitar que "uma nova ameaça destrua o mundo". A prévia também mostra como os elfos, os anões e humanos viviam em sociedade, até uma escuridão chegar para dizimar todos os povos.
"Começando em uma época de relativa paz, a série segue um elenco de personagens, tanto familiares quanto novos, enquanto eles enfrentam o temido ressurgimento do mal na Terra Média", adianta a sinopse oficial. "Das profundezas mais escuras das Montanhas Sombrias às majestosas florestas da capital élfica de Lindon, ao deslumbrante reino insular de Númenor, aos confins do mapa, esses reinos e personagens irão esculpir legados que viverão muito tempo depois que eles se forem."
Anunciada como uma das séries mais caras da história, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder custará em torno de US$ 465 milhões por temporada. Para se ter uma ideia, a temporada final de Game of Thrones custou US$ 90 milhões. O valor, no entanto, não parece assustar a Amazon, que em novembro de 2019 confirmou uma segunda temporada da produção.
Além de Clark (His Dark Materials), o elenco conta com: Owain Arthur (A Confession), Nazanin Boniadi (How I Met Your Mother), Tom Budge (A Proposta), Charles Edwards (The Crown), Robert Aramayo (Antebellum), Ismael Cruz Córdova (The Undoing), Ema Horvath (The Mortuary Collection), Markella Kavenagh (Picnic at Hanging Rock), Joseph Mawle (Game of Thrones), Megan Richards (Wanderlust), Dylan Smith (I Am The Night), Charlie Vickers (Medici) e Daniel Weyman (Gentleman Jack).