Um dos seis sobreviventes do acidente de carro próximo ao local de gravação da série The Chosen One, no México, Yeray Albelda disse que não culpa a produtora da série nem o motorista da van pelos acontecimentos.
Na ocasião, Paco Mufote e Raymundo Garduño morreram depois que a van na qual estavam capotou em uma área deserta da região. Outros seis membros da equipe ficaram feridos — Albelda sofreu uma concussão e fraturas na clavícula e no ombro.
— Com certeza, dias e noites longas são a norma na maioria das produções, as pessoas ficam exaustas — disse Yeray Albelda em entrevista à revista Variety.
O ator, que já trabalhou em episódio de Fear the Walking Dead, disse que o motorista da van era novo e que não notou nada de anormal nas condições do veículo.
— Fiz minha declaração à polícia e não culpo o motorista ou a produtora — relatou.
Logo após o acidente, alguns artistas reclamaram sobre as más condições às quais estavam sendo submetidos os profissionais envolvidos nas gravações de The Chosen One. "Os atores não param de reclamar do quão mal estão sendo tratados especificamente em termos de transporte e logística… painéis com pneus escorregadios, motoristas cansados e sobrecarregados, os atores sendo transportados como gado para economizar alguns pesos”, afirmou o escritor Rick Zazueta em um post no Facebook. “A Netflix também tem sangue nas mãos, a empresa multimilionária optou por trabalhar fora do sindicato dos atores", completou.
Condutor segue sob custódia
Alejandro Calva, secretário do sindicato dos atores mexicanos, disse estar acompanhando de perto e que as duas vítimas fatais “eram figuras culturais importantes” no país. Uma das sobreviventes, Cristina Martinez permanece no hospital com ferimentos graves, mas sua condição é estável.
— A Redrum é uma das produtoras mais importantes do México, trabalhando com orçamentos acima da média — garantiu Alejandro, que disse que a responsável pela série está cobrindo todos os custos relacionados ao acidente.
O condutor da van segue sob custódia das autoridades em meio às investigações. Segundo a Variety, as gravações da série já foram retomadas.
The Chosen One é baseada nos quadrinhos de Mark Millar e Peter Gross. Segundo a Netflix, a produção é "sobre um menino de 12 anos que descobre ser Jesus Cristo reencarnado. Seu objetivo é salvar a humanidade".