Interpretada pela atriz Isabel Teixeira, Maria Bruaca tem sido um dos grandes destaques da nova versão de Pantanal. A personagem é tratada de forma humilhante pelo marido, o vilão Tenório (Murilo Benício), mas abandona sua condição submissa quando descobre que o esposo tem uma segunda família.
A cada faísca de empoderamento acesa pela personagem, a web comemora tal qual gol em Copa do Mundo. A simpatia dos espectadores tem sido tanta que Maria Bruaca até ganhou um apelido carinhoso dos internautas: Mary Bru.
Se a trama original de Benedito Ruy Barbosa for mantida por Bruno Luperi, que assina o remake, o público deve ter ainda muitos outros motivos para comemorar no arco da personagem. Abaixo, GZH adianta quais serão os próximos passos dela em Pantanal.
Greve de sexo
Desde que descobriu as traições de Tenório, Bruaca não quer mais saber da vida que levava. Isso também passa pela intimidade com o marido. Se antes era ela que toda noite soltava os cabelos, vestia a camisola e lançava um "Você vai me querer hoje?" ao companheiro, quase sempre frustrada pela recusa dele, agora é Tenório quem terá que implorar pela atenção da esposa.
Como parte de sua vingança, ela vai impor uma greve de sexo ao marido infiel. Bruaca já começou a colocar seus planos em prática nos capítulos desta semana, quando deu uma boa humilhada no valentão.
— Você não vai me querer, Bruaca? — perguntou o grileiro.
— Eu? Querer ocê? Mas nem amarrada! — respondeu. — Do lado de lá, ocê tem uma mulher e três filhos. Então eu vou ter uma "fraqueza" com o primeiro peão que aparecer na minha frente — completou a dona de casa, levando à loucura os espectadores que torcem pela volta por cima da personagem.
Triângulo amoroso
E parece que ela está mesmo empenhada em cumprir com o prometido. Após investidas para lá de diretas em Alcides (Juliano Cazarré) — "Não sabia que você andava armado", disse ela ao apalpar o peão no capítulo da última quarta-feira (25), em outra cena que agitou a web —, Bruaca vai mudar o alvo para Levi (Leandro Lima).
O peão de José Leôncio vai começar a trabalhar na fazenda de Tenório e logo deve cair nas graças da patroa. Mas engana-se quem pensa que a personagem de Isabel Teixeira deixará Alcides de lado: tem Bruaca para todo mundo.
A mãe de Guta (Julia Dalavia) vai viver um triângulo amoroso com os dois peões. Já no capítulo previsto para ir ao ar na próxima segunda-feira (30), Tenório vai flagrar a esposa sentada à mesa com os boiadeiros, em clima de intimidade, e não vai gostar nada da situação. Mas Bruaca não deve se abalar com o sermão, e seguirá obstinada em conquistar os peões.
Romance proibido
Apesar do envolvimento com Levi (que deve ter um fim bastante trágico, se nada mudar em relação ao roteiro original), é Alcides que fará o coração de Maria Bruaca bater mais forte. Ele até tenta resistir por um tempo, mas no decorrer da trama acaba se deixando levar pelo romance proibido com a patroa.
Poderia ser mais uma forma de vingança contra Tenório — vale lembrar que a intenção secreta de Alcides é matar o patrão, que foi responsável pela morte de sua família —, mas os dois acabam nutrindo sentimentos um pelo outro.
Bruaca vai explorar com o peão sua sexualidade reprimida pelo marido opressor. E a coisa deve ficar tão intensa que logo eles não conseguirão mais esconder a relação, uma vez que vão "cair em tentação" na casa onde Bruaca vive com o marido e serão flagrados.
Guta, que sempre apoiou a mãe, dessa vez não vai concordar com a atitude dela. Tempo depois, porém, entenderá a situação vivida por Bruaca.
Castração e morte
Um dos momentos mais emblemáticos da versão original de Pantanal é a castração de Alcides, que ocorre logo após Tenório descobrir o caso do peão com Maria Bruaca. Ainda é mistério se a cena será incluída nesta nova versão, pois é considerada polêmica.
O que deve ser mantido é o duelo entre os dois, que acabou por resultar na morte de Tenório. Na ocasião, Alcides contará com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira), que ao longo da trama deixa o trabalho como mordomo na casa da família de Jove no Rio de Janeiro e se muda para o Pantanal, onde acaba se apaixonando pelo peão.
Com o vilão fora de cena, Alcides e Bruaca deixam a região pantaneira juntos e terminam a novela com direito a final feliz.