A apresentadora Ana Maria Braga interrompeu o último episódio do quadro Jogo de Panelas de Brasília, no Mais Você desta sexta-feira (20), depois de um dos participantes fazer blackface — pintar o corpo para ficar com a pele negra. Ela chamou a jornalista e professora Rosane Borges para falar sobre a problemática racial e esclarecer por que a prática não deve ser realizada.
— O blackface surge no século 19, nos Estados Unidos. Foi um recurso muito utilizado pela aristocracia escravagista que fazia da técnica uma forma de esteriotipar, de negar a humanidade das pessoas negras. Não devemos fazer em nenhuma hipótese, estamos em pleno século 21. É preciso que a gente diga não a uma técnica que é tão cruel, tão desumanizadora e tão violadora — explicou Rosane.
O anfitrião Felipe escolheu o tema "Um passeio pela África com toque de brasilidade", em homenagem ao continente africano. Um dos participantes, chamado Anderrupson, usou o figurino de acordo com a temática e se pintou de negro. O anfitrião ficou constrangido ao receber o convidado.
— Mais uma vez ele traz uma ingenuidade. Não precisa se pintar de negro. A gente não brinca de ser negro, a gente é de verdade — explicou Felipe.
Depois da fala da especialista, Ana Maria Braga disse que esses esclarecimentos são a essência do programa e que já está na hora de todo mundo aprender.
— Estamos tentando esclarecer aqui, para que isso não ocorra nas festas, nos lugares que você for e entender que é um comportamento que não deve mais se repetir — ressaltou a apresentadora.
Após a polêmica, Anderrupson pediu desculpas em publicação no perfil dele no Instagram. O participante ainda afirmou desconhecer a prática de blackface e disse que é casado com uma mulher negra.
"Fui acometido a uma situação chamada blackface, que eu não conhecia. Dei uma lida rápida, mas vou ser um pouco mais incisivo com mais tempo. Eu quero pedir desculpa, perdão, para qualquer pessoa que se sentiu ofendida por eu ter passado base e mudado meu tom de pele na minha apresentação", afirmou em vídeo.