Vai ao ar neste domingo (10), nos Estados Unidos, o próximo episódio da 33ª temporada da série animada Os Simpsons e, pela primeira vez, um dublador surdo, o ator John Autry II, foi escalado para interpretar um dos personagens.
Segundo a Variety, o episódio The Sound of Bleeding Gums mostrará a jovem Lisa conhecendo o filho de um ídolo pessoal, o músico Bleeding Gums Murphy. Também músico como seu pai, o jovem Monk é surdo e está em busca do implante de um dispositivo auditivo que o permitirá ouvir pela primeira vez.
Além do uso de um dublador surdo, o episódio será o primeiro de Os Simpsons com o uso de linguagem dos sinais. Responsável pelo roteiro do episódio, Loni Steele Sosthand disse à Variety que um dos desafios foi conseguir que os personagens de quatro dedos do desenho conseguissem se expressar de forma correta com sinais.
— Acho que demos conta — adiantou a roteirista sobre o episódio histórico da produção.
Loni também contou que o episódio é inspirado na família dela, com o pai músico e o irmão dela surdo:
— O jazz era algo importante na nossa casa. Crescemos nos subúrbios e (a música) era uma forma do meu pai nos ensinar sobre a nossa cultura. Mas quando penso sobre música também penso no meu irmão, que nasceu surdo. Quando pensamos sobre esse personagem, Bleeding Gums, também pensamos, não seria legal a Lisa descobrindo esse outro aspecto da vida dele? Isso nos levou a criar um filho e o baseamos levemente no meu irmão. A história surgiu assim.
Loni e o irmão, Eli, já haviam produzido o piloto de uma série inspirada na família deles, com o ator surdo John Autry II no elenco. Então ela convenceu os produtores de Os Simpsons a o contratarem para dublar Monk.
A roteirista também disse ter consultado o irmão para o roteiro. Ela ainda convidou Eli e mais três colegas surdos a dublarem outros personagens coadjuvantes do episódio.
A escritora pontuou que o episódio já estava em produção quando começou o sucesso de No Ritmo do Coração (2021), drama vencedor do Oscar de melhor filme, também protagonizado por artistas surdos.
— Já estava em desenvolvimento muito antes de No Ritmo do Coração vencer o Oscar no mês passado, mas gosto dessa coincidência — afirmou. — Eu gostei muito do filme. Há temas do filme que ecoaram no nosso episódio.