Mais uma "previsão" de Os Simpsons se concretizou. O episódio Na Onda do Mar, exibido em 1998, aborda uma expansão militar russa pela Europa e conflitos entre o país e demais repúblicas da antiga União Soviética por um desejo da Rússia de reativar a unificação. Entre estas repúblicas está a Ucrânia, que atualmente vem sofrendo com a invasão liderada por Vladimir Putin.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o showrunner da série, Al Jean, comentou sobre a previsão, a qual definiu como "muito triste".
— Em termos de previsões, temos dois tipos: o trivial, como Don Mattingly se metendo em problemas por causa do cabelo em Homer Batedor, e temos previsões como essa. Odeio dizer isso, mas nasci em 1961, então 30 anos de minha vida foram vividos sob a sombra da União Soviética. Então, para mim, isso é, infelizmente, mais uma norma do que uma previsão. Nós apenas achamos que as coisas iam dar errado — disse.
Jean afirmou, ainda, que o contexto de quando o episódio foi lançado era outro, mas opinou que as coisas não mudaram tanto — sobretudo quanto a relação da Rússia com o Ocidente. O showrunner também aproveitou para criticar o presidente russo Vladimir Putin:
— A agressão histórica nunca realmente desaparece, e você precisa estar super vigilante. Em 1998, quando este episódio foi ao ar, talvez fosse o auge das relações EUA-Rússia. Mas desde que Putin assumiu, quase todo mundo deixou claro que ele é um cara mau e coisas ruins vão acontecer.
Nesta quarta-feira (2), a Rússia completa a primeira semana de invasão à Ucrânia. O dia começou com tropas russas desembarcando em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, no leste do país, e com os russos anunciando a tomada do controle de Kherson, ao sul.