Débora Falabella, 43 anos, falou sobre o impacto de sua personagem Mel, em O Clone (2001), e a repercussão do papel em sua vida até hoje. A novela está atualmente sendo reprisada na faixa Vale a Pena Ver de Novo, da TV Globo.
Em entrevista divulgada pela emissora, a atriz abordou o tema da dependência química, assunto que acompanhou sua personagem na novela:
— Até hoje as pessoas seguem falando comigo sobre esse trabalho. A Mel foi uma personagem impactante para a época e até hoje eu às vezes escuto histórias de pessoas que estavam passando por problema com dependência química e falam da Mel de uma forma muito carinhosa — relatou Débora.
Ela conta que o tema da dependência química foi abordado de forma humanizada, sem amarras e sem tabus, mostrando a situação de um dependente e sua família que precisa lidar com a situação:
— Eu fico muito feliz até hoje quando pessoas que passaram por uma situação parecida me encontram e dizem que se enxergaram naquela personagem, que se sentiram identificadas e menos sozinhas.
Débora ressaltou a preparação que fez para interpretar Mel e como conseguiu adentrar tão bem nos sentimentos da personagem:
— Participei de alguns encontros de dependentes químicos e familiares que foram importantíssimos para entender a Mel. Falamos com especialistas, assistimos a filmes e documentários. A história da personagem foi muito bem contada, o que facilitou na construção dela. Eu conheci a Mel antes do envolvimento com as drogas e aí eu percebi o que a levou para esse caminho — recordou.
O Clone voltou ao ar no Vale a Pena Ver de Novo em outubro de 2021. Os episódios começam por volta das 17h, horário de Brasília.