De favorito a decepção e, por fim, eliminado: essa foi a trajetória de Vinicius, oitavo participante do Big Brother Brasil 22 a deixar a casa por votação popular. O brother, que entrou no reality sob uma grande expectativa do público, saiu nesta terça-feira (15) após cravar 55,87% de rejeição. Ao lado dele na berlinda, Gustavo teve 39,51% dos votos e Pedro Scooby, 4,62%.
A votação foi encerrada às 23h38min. Em seu discurso, Tadeu Schmidt apontou o fato da berlinda ter um integrante que estudou o programa, um que gosta muito do reality e um que só descobriu como jogar dentro da casa — Gustavo, Vinicius e Pedro Scooby, respectivamente. O apresentador questionou, no entanto, qual a fórmula para vencer.
— Espontaneidade é fundamental: o público percebe, e o público tira — alfinetou o apresentador.
Tadeu também falou sobre o relacionamento de Scooby com os garotos do quarto grunge e da amizade entre Vyni e Eliezer. Relembrou, ainda, o contragolpe de Gustavo em Vyni.
— Agora imagina a frustração do Gustavo, impossível não lamentar aquela indicação atrapalhada, era para indicar o Eli, se confundiu, indicou o Vyni. Logo Gustavo, que veio com o jogo estudado. Não tem como não pensar: "e se fosse com Eli, será que eu sairia?" Imagina se o Vyni sai agora? Poxa, não era nem para eu estar no paredão. Tudo por causa de um tropeço de Gustavo. Será que foram os tropeços que definiram quem sai hoje?
Para finalizar, Tadeu recitou versinhos — em referência a quando Vinicius recitou algumas frases para Naiara Azevedo, a fim de acalmar a sister que na época estava emparedada.
— Da tristeza, se fez alegria / Do sonho se fez um fato / Entrou no BBB, curtiu cada momento, achou o maior barato / E apesar dos tropeços nunca deixou de ser um grande orgulho do Crato — finalizou Tadeu, citando a cidade natal de Vyni.
Tropeços
Em resumo, dois fatores podem ser apontados para justificar a saída do confinado: faltou protagonismo e autenticidade. O brother, que antes de pisar na casa mais vigiada do Brasil demonstrou bom humor, autenticidade e garra para mudar a realidade humilde da família, acabou se apagando no jogo. As expectativas do público sobre o cearense — que chegou a 3 milhões de seguidores no Instagram, tamanho o favoritismo — foram brutalmente frustradas e, com isso, as chances de Vyni ser campeão.
Apesar disso, Vinicius não é exatamente odiado: o problema são suas companhias, já que é membro do lollipop, grupo que não conquistou a simpatia do público. Sua relação com Eliezer também é um ponto de atenção, pois os espectadores acreditam que Vyni está apaixonado pelo colega. Por vezes, parece até que o designer se aproveita do sentimento do amigo, que vive se declarando e cuidando dele, em uma relação que parece ser bem pouco saudável. De qualquer forma, Vyni se apagou mais uma vez e passou a aparecer somente ligado ao colega.
Por fim, se o brother queria virar meme aqui fora, certamente conseguiu — embora talvez não da maneira como ele gostaria. O cearense passou a adotar uma série de trejeitos e bordões que não convenceram os espectadores. Nem mesmo os colegas de confinamento gostaram da atitude, pois notaram a mudança brusca de comportamento do colega quando o programa está ao vivo na TV. A quantidade de tropeços do brother também chamou a atenção do público — que o acusou, mais uma vez, de forçar a barra na tentativa de construir um personagem e virar piada.
Quer receber as principais informações sobre Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link.